Deputados recebem carta aberta que pede bloqueio de crédito para áreas com desmatamento ilegal
A Frente Parlamentar Ambientalista recebe nesta tarde a carta aberta elaborada por organizações da sociedade civil em que cobram do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) medidas concretas para evitar o financiamento de quem desmata florestas irregularmente no Brasil.
A carta, assinada por mais de 50 organizações, entre elas o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Conectas Direitos Humanos e Observatório do Clima, também pede ao banco a retomada da aplicação de mais de R$ 2 bilhões parados no Fundo Amazônia, Fundo Clima e Fundo Social.
“Sem prejuízo do reconhecimento [ao trabalho do BNDES], sempre fomos críticos aos financiamentos com baixas salvaguardas socioambientais à insustentável exploração de recursos naturais que não só ampliaram nossa dependência externa, como levaram a sistemáticas violações de direitos e elevados impactos ambientais. Diante da pandemia de Covid-19, da insuficiente ação do governo federal, do aprofundamento das desigualdades brasileiras e do descontrole do desmatamento expressamos publicamente demandas urgentes e revisões em procedimentos na política socioambiental do BNDES”, afirma a carta.
O documento será discutido em live promovida pela Frente Ambientalista com o ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho; com o presidente da Associação dos Funcionários do BNDES, Arthur Koblitz; com a assessora política do Inesc Alessandra Cardoso; e com o coordenador do Portfólio de Economia de Baixo Carbono (ICS), Gustavo Pinheiro.
O evento tem o apoio das frentes parlamentares Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas; e Mista de Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
0 comentário
Lula diz que vetos na lei ambiental eram para proteger o agronegócio
Mortes em enchentes no Sudeste Asiático chegam a 321; equipes de resgate intensificam operações
Fazenda deve publicar normas infralegais para regulação do mercado de carbono até dezembro de 2026, diz secretária
Lula pressiona negociadores por acordo climático antecipado na cúpula da COP30
COP30-Brasil quer acordo antecipado na COP30 sobre combustíveis fósseis e financiamento climático
ORPLANA participa da COP30 em painel sobre transição energética