CNA debate pagamento por serviços ambientais

Publicado em 16/09/2020 10:22

A Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA se reuniu na terça (15), por videoconferência, para debater uma série de temas como o pagamento por serviços ambientais e os impactos para o agro da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A proposta do programa Floresta + foi apresentada pelo secretário de Florestas e Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

Presidente da comissão da CNA e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço reforçou que a remuneração dos serviços ambientais para o produtor rural é um pleito do setor.

“O pagamento por serviços ambientais é prioridade para a CNA, pois recompensará os produtores rurais pela grande contribuição na conservação ambiental. O programa é bem-vindo porque vai concretizar o artigo 41 do Novo Código Florestal que trata do apoio e incentivo às atividades que conciliam a produção agropecuária e conservação florestal”, destacou.

O secretário Joaquim Leite afirmou que o objetivo do programa é fomentar o mercado de serviços ambientais, conservar e recuperar a vegetação nativa. "Com isso, esperamos valorizar os benefícios gerados pela conservação de florestas nativas associando o desenvolvimento econômico, clima, comunidades e biodiversidade”.

Outro tema debatido na reunião foi a Política Nacional de Resíduos Sólidos no setor agropecuário.

O assessor técnico da CNA, João Carlos Dé Carli, explicou que o Ministério do Meio Ambiente lançou uma consulta pública sobre a gestão de resíduos no Brasil. “Estamos acompanhado, especialmente a parte que trata da definição de resíduos sólidos dentro da propriedade rural e os impactos que isso pode trazer para a agricultura, pecuária e silvicultura”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário