Código Florestal: SRB pede ao STJ para acompanhar julgamento sobre recomposição de mata nativa em SP

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) solicitou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para participar como "amicus curiae" em ação que avalia a obrigatoriedade de recuperação de vegetação nativa nas propriedades rurais do Estado de São Paulo.
De acordo com nota da SRB divulgada hoje, a discussão atual teve início com uma ação civil pública movida pelo Ministério Público paulista solicitando que a Usina Santo Antônio, na região de Ribeirão Preto (SP), fosse obrigada a destinar 20% de suas áreas para a vegetação nativa, como reserva legal. Em primeira instância, o pedido dos promotores foi negado. A Justiça reconheceu a impossibilidade de punição àqueles que seguiram a legislação ambiental em vigor à época. Já o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo reverteu a decisão e determinou que a companhia destinasse 20% dos imóveis para a chamada reserva legal, com mata nativa.
A SRB, que informa representar 5 mil produtores rurais em todo o País, argumenta que muitos imóveis rurais estão em áreas já consolidadas, quando ainda vigorava a Lei Federal 4.771/65 ou a anterior, da década de 1930, período em que as famílias foram incentivadas - algumas há mais de um século - a iniciar a produção agropecuária no interior. "O atual Código Florestal determinou porcentuais de reserva legal para diferentes regiões, mas estabeleceu que não haveria retroatividade para áreas abertas sob antigas legislações", informa a entidade.
Agora, como a Usina Santo Antônio recorreu ao STJ contra a decisão, a SRB pleiteia participar como amicus curiae. Segundo o diretor jurídico da SRB, Marcelo Lemos, o Tribunal Superior suspendeu a tramitação de todas as ações semelhantes em curso nas instâncias inferiores, para, além de evitar decisões conflitantes, resolver o destino dos demais imóveis rurais do País, "garantindo segurança jurídica não apenas ao produtor rural, mas à toda cadeia agropecuária".
0 comentário
Lula diz que vetos na lei ambiental eram para proteger o agronegócio
Mortes em enchentes no Sudeste Asiático chegam a 321; equipes de resgate intensificam operações
Fazenda deve publicar normas infralegais para regulação do mercado de carbono até dezembro de 2026, diz secretária
Lula pressiona negociadores por acordo climático antecipado na cúpula da COP30
COP30-Brasil quer acordo antecipado na COP30 sobre combustíveis fósseis e financiamento climático
ORPLANA participa da COP30 em painel sobre transição energética