CNA discute projetos de conservação e recuperação do meio ambiente

Publicado em 08/12/2020 09:00

A Comissão Nacional dos Empreendedores Familiares Rurais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na segunda (7), para discutir projetos de conservação e recuperação do meio ambiente, além da tributação sobre produtos artesanais.

O presidente da Comissão e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes), Júlio da Silva Rocha, participaram do encontro virtual.

Na reunião, o coordenador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Anderson Sevilha, apresentou o Projeto “Bem Diverso”, que desde 2016 contribui para a conservação da biodiversidade brasileira em paisagens de múltiplos usos, por meio do manejo sustentável da biodiversidade e de Sistemas Agroflorestais (SAFs).

O projeto atua nos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia com o objetivo de gerar renda e melhorar a qualidade de vida de comunidades tradicionais e agricultores familiares.

“A agricultura familiar ou o extrativismo não vive de uma só atividade. É um público que precisa saber de conservação, manejo, restauração, processamento, comercialização, acesso ao crédito e políticas públicas. O projeto atua na disseminação desse conhecimento”.

De acordo com Sevilha, o “Bem Diverso” concentra esforços nos centros de referências e espaços de formação e treinamento de técnicos, extensionistas, agricultores e seus filhos. “O projeto trabalha na conservação, manejo e restauração de espécies e agroecossistemas, manutenção da fauna, além da determinação de níveis sustentáveis e extrativismo e de produção e produtividade”.

Já a coordenadora do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Clarisse Cruz, fez uma exposição sobre o “Projeto Floresta +”. A iniciativa destinará inicialmente R$ 500 milhões do Fundo Verde do Clima para ações de conservação e recuperação do meio ambiente na região amazônica para Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) a produtores que possuam propriedades com até 4 módulos rurais.

“A ideia é remunerar o produtor rural que combate incêndios, conserva o solo, protege a vegetação nativa, planta árvores, recupera florestas, dentre outros”, disse.

Clarisse explicou que a proposta brasileira de pagamentos por resultados de redução de desmatamento alcançados no bioma Amazônia, nos anos de 2014 e 2015, foi a primeira a ser aprovada no âmbito do projeto piloto de pagamentos por resultados de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal (REDD+) do Fundo Verde para o Clima (GCF).

“Para ser elegível a captar esses recursos disponibilizados pelo GCF, é necessário que o país tenha alcançado resultados de redução de emissões de carbono por desmatamento e degradação florestal”, informou Cruz.

O coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon, também participou do encontro e apresentou análise da entidade sobre a tributação de produtos artesanais. Segundo ele, foram consultadas as legislações tributárias federais (PIS/COFINS e IPI) e estaduais (ICMS) incidentes sobre a comercialização de bens e serviços de 21 produtos.

“Dos 21 produtos analisados, sendo 11 de origem vegetal e 10 de origem animal, 147 são isentos ou não tributados pelo IPI. Apenas as bebidas alcoólicas possuem taxação (10% vinhos e espumantes, 15% vermutes e 25% cachaça). Já o PIS e COFINS, os produtores rurais estabelecidos como pessoas físicas não são contribuintes”.

Segundo Conchon, a análise da legislação tributária estadual apontou uma dificuldade de padronização dos produtos artesanais. “Uma das propostas da CNA é trabalhar em nível legislativo no Senado, propondo alíquotas mínimas para os artesanais registrados no Selo Arte”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário