Sustentabilidade: Maior desafio do agro brasileiro é comunicar as ações, avaliam líderes do complexo soja

Para um agronegócio que já produz preservando e cresce sobre um pilar sólido de sustentabilidade, o maior desafio é comunicar sobre isso. Primeiramente aos brasileiros e, na sequência, aos clientes internacionais do Brasil, hoje o terceiro maior exportador mundial de alimentos.
Durante o BTG AgroForum, nesta sexta-feira (12), a visão foi compartilhada pelo presidente da Abiove (Associação Nacional das Indústrias de Óleos Vegetais), André Nassar, e pelo CEO da 3Tentos, Luiz Osório Dumoncel.
Leia Mais:
"Não se pode promover esse antagonismo entre produção e preservação. Nossa geração é responsável por uma sustentabilidade de verdade, mas que venha com uma oferta de alimentos de qualidade e seguros, em um meio ambiente que esteja equilibrado", afirma Dumoncel.
Do mesmo modo, Nassar destacou as relações erradas que ainda se firmam entre a produção de soja e o desmatamento no Brasil e a dificuldade de fazer com que os compradores da oleaginosa brasileira se desfaçam destes conceitos já pré concebidos sobre a produção nacional. A Abiove monitora o desmatamento há mais de 10 anos e, ainda como afirma Nassar, "o ponto chave é como se comunica tudo isso".
"Temos uma produção que cresce muito, mas o desmatamento ilegal tem dinâmica própria, não é sempre associado à agricultura", complementa.
Assim, Dumoncel afirma também que o papel da sustentabilidade social do setor - como a criação de 65 mil vagas de empregos em 2020 ou 18 milhões de pessoas trabalhando no setor - também tem de ser comunicado ao lado da sustentabilidade ambiental tão forte no Brasil.
Ambos também afirmaram durante o fórum que o país tem ampliado suas ações no chamado ambiente ESG - Environmental, Social and Corporate Governance - ou Governança Ambiental, Social e Corporativa, destacando programas como o Renovabio, a Agricultura de Baixo Carbono, além de outras iniciativas, inclusive privadas.
0 comentário
Lula diz que vetos na lei ambiental eram para proteger o agronegócio
Mortes em enchentes no Sudeste Asiático chegam a 321; equipes de resgate intensificam operações
Fazenda deve publicar normas infralegais para regulação do mercado de carbono até dezembro de 2026, diz secretária
Lula pressiona negociadores por acordo climático antecipado na cúpula da COP30
COP30-Brasil quer acordo antecipado na COP30 sobre combustíveis fósseis e financiamento climático
ORPLANA participa da COP30 em painel sobre transição energética