Prêmio ANA: Oeste baiano concorre à premiação com projeto de recuperação de nascentes
Será transmitida, a partir das 14h desta segunda-feira (22), a cerimônia de anúncio dos vencedores das oito categorias do Prêmio ANA 2020, promovido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água. O oeste baiano tem um representante na final, na categoria ‘Organizações Civis’, com o Projeto de Identificação, Proteção e Recuperação de Nascentes na região oeste da Bahia.
Desenvolvido em parceria, pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa) e os municípios participantes, nos últimos dois anos a iniciativa permitiu a promoção de ações de preservação de nascentes e educação ambiental no Oeste da Bahia. Desde o início, foram realizados serviços de cercamento, reflorestamento e implantação do Método Caxambu, considerando a necessidade de cada uma das 55 nascentes. Outras 210 foram identificadas para futuras intervenções.
Até o momento, R$ 800 mil foram aplicados no projeto e, recentemente, Prefeitura Municipal de Barreiras, Aiba e Abapa renovaram o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a realização de intervenções em mais 60 vertedouros. Ações são de grande relevância para o meio ambiente, também, devido à construção de barragens de contenção das águas das chuvas, ampliando os pontos de recarga do aquífero Urucuia e evitando o assoreamento das nascentes.
0 comentário
Medida provisória libera R$ 60,46 mi para combate a incêndios e desmatamento
Parlamento da UE aprova acordo que atrasa de um ano na lei de antidesmatamento
CNA apresenta potencial do agro para energias renováveis
PRO Carbono lidera soluções de agricultura regenerativa na América Latina e acelera a descarbonização do campo à indústria
Com relatoria de Afonso Hamm, Comissão aprova projeto que libera reservatórios de irrigação em áreas de preservação permanente
Dia Mundial do Solo: setor produtivo garante preservação do solo com adoção de práticas sustentáveis