No Dia Mundial da Água, Epamig destaca projetos de pesquisas com recursos hídricos

Publicado em 22/03/2021 14:22
Empresa mineira mantém pesquisas de conservação, preservação e proteção de rios do estado

Em 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água, ação comemorativa criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993. O objetivo da data é estimular práticas de conservação, preservação e proteção dos recursos hídricos no mundo inteiro.
No último ano, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), instituiu o Programa de Pesquisa (PEP) "Recursos Hídricos, Ambientais e Piscicultura". Com foco nos produtores rurais mineiros, pesquisadores da empresa estão empenhados em desenvolver tecnologias para permitir usos mais eficientes da água.

Segundo o coordenador do PEP, Fúlvio Simão, as ações da Epamig estão focadas em manejos adequados da irrigação em propriedades rurais; práticas agronômicas que propiciam conservação da água e do solo; recuperação ambiental de áreas relacionadas à preservação de recursos hídricos e ao desenvolvimento de sistemas de aquicultura.

"Nossos trabalhos com recursos hídricos são bem direcionados aos produtores rurais mineiros. Nosso compromisso é com o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis de uso e de captação de água para produção de alimentos, fibras, biocombustíveis, dentre outros produtos. Neste dia tão importante, a Epamig agradece a todos aqueles que, direta ou indiretamente, contribuem com a preservação desse importante recurso que é a água", pontua Simão.

Recursos hídricos em pauta

A Epamig ainda colabora com a gestão de recursos hídricos em Minas Gerais, representando o poder público estadual em Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) e órgãos colegiados correlatos.

Recentemente, a empresa de pesquisa agropecuária ocupou posições de destaque nesses cenários, como a relatoria da Câmara Técnica de Agricultura Sustentável e Irrigação, a secretaria adjunta do CBH Paraopeba, e a participação na diretoria expandida do CBH Velhas, ambas bacias hidrográficas responsáveis pelo abastecimento da região mais populosa de Minas Gerais.

Para saber mais sobre o Programa de Pesquisa "Recursos Hídricos, Ambientais e Piscicultura" da Epamig, bem como conhecer as principais linhas de pesquisa em desenvolvimento, clique AQUI. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Epamig

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário