Mundo pode perder 1/5 do PIB sem ação climática, mostra estudo

Publicado em 22/04/2021 12:12

LOGO REUTERS

A economia global pode perder quase um quinto da produção econômica até 2050 se o mundo não controlar as mudanças climáticas, com a Ásia particularmente em risco, publicado em um estudo divulgado pela resseguradora Swiss Re nesta quinta-feira.

O relatório do Swiss Re Institute disse que a produção poderia ser 18% menor do que em um mundo sem mudanças climáticas caso nenhuma ação mitigadora seja tomada e as alterações subam 3,2 graus centígrados.

Se as metas do Acordo de Paris primeiro cumpridas e temperatura subir menos de 2 ° C, a perda pode ser limitada a 4%, concluiu o estudo.

"As economias da Ásia seriam as mais atingidas, com uma China correndo o risco de perder quase 24% de seu PIB em um cenário severo, enquanto a maior economia do mundo, os Estados Unidos, perderia perto de 10% e a Europa quase 11% ", mostrou o relatório.

Uma pesquisa examinou como 48 economias afetadas pelos efeitos das mudanças climáticas em quatro cenários diferentes de aumento de temperatura.

Como o aquecimento global torna o impacto dos desastres naturais relacionados ao clima mais severo, ele pode levar a perdas substanciais de renda e produtividade ao longo do tempo, disse o relatório.

O aumento do nível do mar, por exemplo, resulta na perda de terras que pode ter sido usado da forma produtiva, enquanto o estresse térmico pode levar a perdas de segurança. As economias emergentes nas regiões equatoriais serão como mais afetadas pelo aumento das temperaturas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário