CNA reúne Comissão Nacional de Meio Ambiente

Publicado em 16/06/2021 16:48

A Comissão Nacional de Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) discutiu, na quarta (16), o funcionamento e os benefícios da plataforma AnalisaCAR, o andamento do Projeto de Lei nº 3.729/2004 (Lei Geral de Licenciamento Ambiental) e a agenda ambiental internacional para o agro.

O presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA e da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, falou das expectativas em relação ao debate sobre o licenciamento ambiental. “Esperamos que este ano tenhamos a aprovação desse marco legal”, afirmou.

Rodrigo Justus, consultor de Meio Ambiente da CNA, fez um relato sobre as discussões em torno da proposta de licenciamento ambiental no Legislativo. O texto do PL 3729/2004 foi aprovado na Câmara na íntegra, conforme substitutivo elaborado pelo deputado Kim Kataguiri (DEM/SP) e aprovado pelo relator, deputado Neri Geller (PP/MT).

A proposta seguiu para o Senado, onde passará pelas comissões para debate. "O trabalho que foi feito na Câmara deverá ser feito no Senado para que não haja modificações e retrocessos na legislação. O texto, se sancionado do jeito que foi aprovado pela Câmara, impõe ao Brasil uma das legislações de licenciamento mais rígidas do mundo,” afirmou.

O diretor de Regularização Ambiental do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), João Adrien, falou sobre o AnalisaCAR. Explicou que a ferramenta é de adesão voluntária do produtor, que ao acessar o sistema e solicitar a análise, ele pode aceitar ou não o resultado, optando pela análise manual.

"Essa análise não vai colocar nenhum produtor em inadimplência ou ilegalidade, mas regularizar sua situação de forma rápida, séria e com segurança jurídica”, afirmou.

Segundo ele, o AnalisaCAR possui duas etapas, de revisão da declaração e análise da regularidade ambiental, que são feitas usando dados de sensoriamento remoto para análise automatizada das informações ambientais do CAR e de mapas temáticos de uso do solo construídos a nível estadual baseados nas definições do Código Florestal.

“A ferramenta tem vários benefícios como minimizar a subjetividade nos processos de análise do CAR e padronizar os critérios dessa análise, além da celeridade no processo, que hoje é de 40 segundos, enquanto a análise manual é de 8h a média estadual.”

O SFB iniciou a implementação de um piloto do AnalisaCAR no Amapá. Mas segundo João Adrien, mais 11 estados devem começar a rodar a ferramenta esse ano. “É importante para nós o engajamento das federações de agricultura nos estados para incentivar o produtor a aderir à plataforma”, disse.

Muni Lourenço também ressaltou a importância da ferramenta para uma análise segura, que proporciona segurança jurídica ao produtor rural.

“É um grande passo para a tão almejada regularização do Código Florestal, para mostrar ao mundo o compromisso brasileiro com a sustentabilidade ambiental. O Sistema CNA e as Federações estão à disposição para dar as mãos ao Ministério e ao SFB para dar andamento ao AnalisaCAR.”

Em relação à agenda ambiental internacional, o diretor-geral da Agroicone, Rodrigo Lima, falou sobre os eventos do segundo semestre, como a Cúpula de Sistemas Alimentares, em setembro, a Convenção sobre Diversidade Biológica, em outubro, e a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), em novembro.

Segundo Lima, a CNA acompanha as negociações internacionais para que não haja barreiras não tarifárias aos produtos brasileiros.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário