Governo de Goiás realiza ações de combate a incêndios no campo, em Anápolis

Publicado em 19/08/2021 08:25
Ação foi desenvolvida pelo Comitê de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural em Goiás, por intermédio da Seapa e do Sindicato Rural de Anápolis, com o lançamento da Brigada Rural do município e ações de incentivo a podas e aceiros

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com as entidades que compõem o Comitê de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural em Goiás, realizou ação em Anápolis nesta quarta-feira (18/08). Além de demonstração de podas e aceiros e disseminação de informações para o enfrentamento do fogo no atual período de seca, também foi lançada a Brigada Rural do município, que passará a auxiliar no combate à propagação do fogo.

O evento foi realizado em parceria com o Sindicato Rural de Anápolis e contou com a presença de autoridades do município, militares, bombeiros, produtores rurais e imprensa. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, representou o governador Ronaldo Caiado, na ocasião.

"São as atitudes, os esforços de todos, que vão fazer com que a gente coíba essas queimadas, para que sejamos mais rápidos, evitando os focos e também fazendo com que a informação chegue mais célere junto àqueles atores que vão agir no combate. A gente sabe que a responsabilidade não é só do Corpo de Bombeiros, é de todos nós", afirmou o secretário.

Tiago Mendonça lembrou, ainda, que apesar do Comitê ter sido criado há pouco tempo, no mês de julho, o grupo já iniciou diversas frentes de trabalho que visam a melhoria do controle e prevenção de incêndios na zona rural. "Realizamos, no último mês, o dia D e queremos que seja oficialmente feito todos os anos no mês de maio, quando se inicia o período seco, fazendo com que todos nós produtores, estejamos preparados, evitando que surjam focos nas propriedades rurais." Ele destacou também que, em parceria com o Senar Goiás, estão sendo oferecidos cursos aos produtores voltados ao combate de queimadas no campo.

"O governador Ronaldo Caiado tem determinado para que trabalhemos incansavelmente sobre esse e outros problemas que atingem o campo e é nosso papel trabalhar, firmar parcerias para fazer nosso Estado avançar cada vez mais", finalizou. Após a solenidade, foi realizada demonstração de aceiros feitos com máquina, em uma propriedade rural do município, e também de podas de árvores na zona rural, pela Enel. A empresa também fez a doação de um tablet ao Sindicato Rural, para contribuir com a disseminação de informações e controle das queimadas na zona rural do município.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, entre janeiro e julho deste ano, Goiás registrou 3.458 ocorrências de incêndios florestais. Junho foi o mês com maior número de ocorrências no Estado (1.119), seguido por julho (956) e maio (818). São considerados incêndios florestais os episódios relacionados ao fogo descontrolado em vegetação e cultura agrícola. O período de alerta vermelho no Cerrado, na Amazônia e no Pantanal se estende até novembro.

Sobre o Comitê
O Comitê de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural em Goiás teve sua criação aprovada no dia 9 de julho pela Câmara Temática de Estratégia, Competitividade e Políticas Públicas do Agronegócio do Estado de Goiás – O Agro é de Todos. O lançamento oficial foi feito no dia 20 de julho pelo governador Ronaldo Caiado.

Entidades que integram o Comitê de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural em Goiás:
Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO)
Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-GO)
Corpo de Bombeiros Militar de Goiás
Enel Distribuição Goiás
Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg)
Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg)
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio)
Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO)
Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO)
Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO)
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad)
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-GO)
Sindicato da Indústria de Fabricação de Açúcar do Estado de Goiás (Sifaçúcar)
Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg)
Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Goiás (PRF)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Seapa/Goiás

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário