Audiência conjunta vai debater licenciamento ambiental nesta quinta-feira

Publicado em 30/08/2021 10:11
A audiência deve ser a primeira de um ciclo de debates para orientar senadores sobre o projeto

O projeto  que trata da Lei Geral do Licenciamento Ambiental (LGLA) será tema de audiência pública no Senado, nesta quinta-feira (2), a partir das 8h. O debate será realizado em conjunto pelas comissões de Agricultura (CRA) e de Meio Ambiente (CMA) e foi sugerido pelos presidentes dos colegiados, respectivamente Acir Gurgacz (PDT-RO) e Jaques Wagner (PT-BA).

A audiência deve ser a primeira de um ciclo de debates para orientar senadores sobre o PL 2.159/2021, que tramitou por 17 anos na Câmara dos Deputados. O texto busca simplificar e agilizar o processo licenciatório a partir da definição do marco legal.

Foram convidados o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Júnior; o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, e o representante de Coalizão Clima, Florestas e Agricultura, Raul Silva Telles do Valle.

Apesar da longa tramitação do projeto, organizações, entidades científicas, sociedade civil e alguns parlamentares avaliaram a aprovação da matéria na Câmara como rápida. Para alcançar o equilíbrio entre proteção ambiental e atividade econômica, os senadores terão de se debruçar em questões que envolvem tipos e dispensas de licenciamento, autodeclarações, prazos e responsabilidades, entre outras particularidades extensíveis a todos os entes da Federação.

“Espera-se, portanto, que este seja o primeiro de um ciclo de debates sobre o tema e, assim, esta casa consiga apresentar à sociedade o melhor encaminhamento legislativo”, afirma Jaques Wagner na justificação do requerimento.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pela telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e?Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e?Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Senado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Gilberto Rossetto Brianorte - MT

    Dezessete (17) anos se passaram e ainda não temos um Lei de Licenciamento Ambiental aprovada... é prá acabar!!!! E olha que a FP da Agricultura sempre foi a mais numerosa lá no Congresso. Imaginem se não fosse... Passou da hora de os produtores rurais se envolverem mais com a política... Basta ver quem vai falar por nós lá no Senado: CNA e OCB. Triste isso.

    3