Governo diz que números de desmatamento são desafio e promete força contra crimes ambientais
![]()
Por Maria Carolina Marcello
BRASÍLIA (Reuters) - Os ministérios da Justiça e do Meio Ambiente anunciaram nesta quinta-feira que preparam ações integradas, com participação de inteligência policial, para coibir o desmatamento no país, após dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontaram um salto de 22% na destruição de área florestal em um ano.
Em entrevista coletiva, o ministro da Justiça, Anderson Torres, prometeu uso de "toda a força" para coibir crimes ambientais e permitir que o país cumpra metas assumidas recentemente na cúpula do clima COP26 de zerar o desmatamento ilegal.
Na mesma linha, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, afirmou que o governo precisará ser "mais contundente" para combater o desmatamento, após reconhecer que os números ainda são um "desafio".
O desmatamento da Amazônia atingiu a marca de 13.235 quilômetros quadrados entre 1 de agosto de 2020 a 31 julho de 2021, alta de 21,97% na comparação com o ano passado, segundo dados do Inpe.
Os números foram apurados pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes) e divulgados em documento no site do governo federal.
0 comentário
Dia Mundial do Solo: setor produtivo garante preservação do solo com adoção de práticas sustentáveis
Lula diz que vetos na lei ambiental eram para proteger o agronegócio
Mortes em enchentes no Sudeste Asiático chegam a 321; equipes de resgate intensificam operações
Fazenda deve publicar normas infralegais para regulação do mercado de carbono até dezembro de 2026, diz secretária
Lula pressiona negociadores por acordo climático antecipado na cúpula da COP30
COP30-Brasil quer acordo antecipado na COP30 sobre combustíveis fósseis e financiamento climático