Ministro do Meio Ambiente ressalta importância do agro na busca pela sustentabilidade

Publicado em 28/04/2022 15:04

O setor do agro, a agroindústria e a indústria de máquinas têm a possibilidade de ajudar o país a ser cada dia mais sustentável. Essa afirmação é do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em visita à Agrishow 2022 – 27ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação na manhã desta quinta-feira (28). 

Ao percorrer os estandes da feira e conhecer de perto as muitas soluções inovadoras e tecnológicas apresentadas pelos expositores, Leite ressaltou que existe uma preocupação global com sustentabilidade e uma atuação conjunta e comprometida com a nova economia verde. 

“O agronegócio pode ser uma solução para a geração de bioenergia. Usinas de álcool e açúcar podem gerar hidrogênio verde enquanto os resíduos orgânicos da suinocultura, produção de leite e pecuária, entre outros, se transformam em biogás reduzindo as emissões de carbono. Nós saímos do passivo para o ativo ambiental”, frisou. 

O ministro apontou o agronegócio como parceiro importante nos desafios climáticos, tanto brasileiros como globais e citou o programa Metano Zero como iniciativa integrante desta caminhada rumo à sustentabilidade na agricultura. Lançado no início deste ano, o programa incentiva a produção de biogás e biometano pelos produtores com financiamento, incentivos, desoneração, capacitação, desenvolvimento e difusão de tecnologias. 

“Não é multar, reduzir e culpar o produtor, mas sim inovar, empreender e incentivar”, salientou. “Os empreendedores do agro são parceiros importantes neste imenso desafio de reduzir as emissões de gás metano, recebendo incentivos para tratar resíduos e produzir energia, além de gerar produtos agregados. O agro é amigo e parceiro nestas ações que buscam alcançar e beneficiar tanto o empreendedor quanto a natureza e é nesse sentido que vamos caminhar”. 

A Agrishow é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do estado de São Paulo e SRB - Sociedade Rural Brasileira, e é organizada pela Informa Markets, integrante do Grupo Informa, uma das maiores promotoras de feiras, conferências e treinamentos do mundo com capital aberto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agrishow

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário