Dados de desmatamento são "péssimos, horrorosos", diz Mourão

Publicado em 09/05/2022 14:49

Logotipo Reuters

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O vice-presidente Hamilton Mourão classificou de "péssimos" e "horrorosos" os números do desmatamento na Amazônia divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) na semana passada.

"Péssimos, horrorosos. Estamos vendo onde estamos errando", afirmou Mourão, que era o presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal --que foi extinto no final do ano passado--, em entrevista a repórteres.

Os dados do Inpe de abril mostraram que o desmatamento na floresta amazônica nos primeiros quatro meses deste ano chegou a 1.954 quilômetros quadrados, um aumento de 69% em relação ao mesmo período de 2021. O índice de abril foi recorde, quase dobrando a área de floresta removida em relação ao mesmo mês no ano passado.

Questionado sobre o porquê de mais uma alta, depois de alguns meses de melhora em 2021, Mourão disse que pode haver alguma relação com o ano eleitoral.

"Não sei, pessoas querendo se aproveitar de um momento, né? Nós estamos num processo eleitoral. Então, vamos dizer, assim, há uma vigilância menor na tese deles. É muita gente operando na ilegalidade", afirmou.

A posição do vice-presidente contrasta com o presidente Jair Bolsonaro, que na manhã desta segunda-feira divulgou em suas redes sociais um vídeo, com narração em inglês, negando que haja desmatamento na Amazônia e defendendo sua tradicional posição de que nenhum país preserva o meio ambiente como o Brasil.

"A verdade da preservação ambiental comparando o Brasil ao mundo. São fatos. Peço enviar a amigos que morem no exterior", escreveu o presidente em sua conta no Facebook.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Othmar Heleno Rempel Cascavel - PR

    A Reuters é uma agenda da esquerda. E, vou sair do canal rural, que tem ótimos programas, mas não para ler as notícias, publicas aqui. Infelizmente o CANAL RURAL tem este como seu pacote" de notícias. Não é isenta. Não estou falando desta notícia (mesmo aqui ela coloca que presidente "nega" desmatamento e isto não é verdade).

    12
    • Wanderley Sucigan:. São Vicente - SP

      É escabroso nosso Governo (a quem apoio) ainda ter noticia de desmatamento na Amazônia, com tudo que temos de possibilidade de vigiar em sistemas de satélite, e não toma providências para acabar com isso, é no mínimo cumplicidade, por razões políticas apenas. Temos sim condição de vigilância 100% total não o fazem por locupletarem-se com o inimigo. General Mourão de uma integridade a toda prova mas mal assessorado assim como o Presidente Bolsonaro. E nesse bonde de história mal assessorados estão todos os Ministros da Área. Por favor não me perguntem porque,,,,,,,,,,ainnnnnda apoio este governo.

      3
    • Wanderley Sucigan:. São Vicente - SP

      Não importa se 10% ou 100%,nós temos condição de acabar com o desmatamento total. Não o fazem porque não querem. Quanto nossas desculpas ao EXTERIOR não deveriam existir, território Brasileiro quem tem que cuidar somos nós. Acho terrível quando pedem ajuda para manter a Amazônia, deveriam sim nos pagar por cuidar da Amazônia pelo bem que faz ao planeta. Eles acabaram com as Amazônia deles, que não mexam com a nossa. Quanto a este canal ,sim ele esta sendo parcial em suas informações. Esta maneira de escreve sem que se possa pensar ou concertar já é uma arma de 2 legumes.

      1