Florestas plantadas movimentam bilhões e estão em plena expansão no Brasil
Diante de um cenário de incertezas que não só o Brasil, mas o mundo inteiro vive, o setor de silvicultura voltado para florestas plantadas tem crescido exponencialmente, onde somente em nosso país, movimentou R$18,8 bilhões em 2020, de acordo com o Relatório PEVS. No mesmo período, o setor contou com 9,6 milhões de hectares de florestas plantadas e estima-se um aumento de 20% até 2030 sobre a área atual, segundo o Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas.
Motivados pela procura e grande potencial de venda da matéria-prima no mercado externo, além dos aspectos socioambientais, o investimento em florestas plantadas atrai a atenção de investidores que buscam diversificar sua carteira com aplicações a longo prazo.
Prova disso é a constante adesão de investidores no Polo Florestal voltado para o cultivo de Mogno Africano, gerenciado pelo IBF em Minas Gerais, que já conta com mais de 300 participantes. O Mogno Africano é uma madeira nobre altamente valorizada, com aplicações na construção civil e naval, revestimentos e ornamentos de luxo e confecção de instrumentos musicais. Em virtude do apagão florestal que já estamos vivendo, estima-se que a colheita comercial de madeira irá atingir 25% mais florestas do que hoje até 2050.
0 comentário
Lula diz que vetos na lei ambiental eram para proteger o agronegócio
Mortes em enchentes no Sudeste Asiático chegam a 321; equipes de resgate intensificam operações
Fazenda deve publicar normas infralegais para regulação do mercado de carbono até dezembro de 2026, diz secretária
Lula pressiona negociadores por acordo climático antecipado na cúpula da COP30
COP30-Brasil quer acordo antecipado na COP30 sobre combustíveis fósseis e financiamento climático
ORPLANA participa da COP30 em painel sobre transição energética