Dia Mundial do Meio Ambiente: BASF reforça seu compromisso com a sustentabilidade na sociedade

Publicado em 02/06/2022 10:27
Iniciativas e soluções da empresa asseguram a gestão ambiental em setores como agricultura, tintas e florestal

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a BASF reúne diversas soluções e iniciativas que reforçam seu papel de agente transformador para a sociedade. A empresa investe continuamente em tecnologias e práticas que impactam positivamente a proteção do meio ambiente e a sociedade.

E, para vivenciar na prática seu propósito de criar química para um futuro sustentável, a companhia se desafia diariamente para estabelecer e perseguir grandes metas em toda a cadeia de valor, com definição de metas globais desafiadoras. Entre elas está a redução das emissões de gases de efeito estufa em 25% até 2030, em comparação com 2018, com a perspectiva de uma jornada rumo à neutralidade climática e atingir emissões líquidas zero até 2050.

Para atingir as metas estipuladas, a BASF implementou algumas iniciativas em suas plantas produtivas visando reduzir ao máximo os impactos ambientais. Entre essas iniciativas está o projeto Triple E (Excelência em Eficiência Energética), cujo objetivo é melhorar os índices energéticos e de sustentabilidade, além de aumentar a competitividade da companhia na América do Sul.

Atualmente, o Triple E está presente em sete localidades produtivas da BASF na América do Sul, apoiando a certificação da ISO 50001 para as unidades de Guaratinguetá (2017), Demarchi (2019) e Camaçari (2019), no Brasil, e Concón (2020), no Chile, onde também foi a primeira grande indústria química do país a obter a certificação.

Desde a sua implementação, o programa identificou mais de 450 oportunidades de melhorias, sendo que 180 destas já foram implementadas ou estão em fase de implementação. Essas iniciativas representam uma economia de R$ 28,2 milhões por ano e uma redução de emissões de 23,7 mil toneladas de CO2 equivalente por ano.

Em julho de 2020, a BASF anunciou a seus clientes que passaria a calcular a "pegada de carbono", para todos os seus produtos globalmente. A Pegada de Carbono do Produto (ou, em inglês, "Product Carbon Footprint / PCF") compreende as emissões de gases de efeito estufa relacionadas ao produto, que ocorreram até a saída pelo portão das fábricas da BASF para o cliente. A análise compreende desde a matéria-prima adquirida até o uso de energia nos processos de produção.

Esse cálculo (PCF) é uma ação pioneira da BASF no segmento químico e realizado para alguns produtos desde 2007. Hoje, ele está disponível para todo o portfólio da empresa, ou seja, aproximadamente 45 mil produtos vendidos globalmente.

Os produtos da companhia são analisados de acordo com o seu desempenho de sustentabilidade na aplicação do mercado, considerando o equilíbrio entre economia, meio ambiente e sociedade, e classificados no portfólio de acordo com sua contribuição nesse sentido. Cerca de 30% do portfólio é classificado como Accelerator, categoria que apresenta uma contribuição significativa de sustentabilidade na cadeia de valor

Dando continuidade a esses compromissos com o Meio Ambiente, a Fundação Espaço ECO, consultoria para sustentabilidade instituída e mantida pela BASF desde 2005, disponibiliza o Programa de Compensação de Emissões de Carbono Mata Viva, que viabilizou até hoje o plantio de 10 mil mudas de árvores da Mata Atlântica. Somente no Complexo Químico de Guaratinguetá (SP), de 1984 a 2021, a BASF contribuiu para o reflorestamento de 155 hectares de mata nativa com 319 mil árvores plantadas ao longo de quatro quilômetros do rio Paraíba do Sul. Estima-se que este investimento permitiu a remoção de 33,5 mil toneladas de CO2 da atmosfera.

A proteção e a restauração da biodiversidade realizadas por esse projeto têm papel crucial na redução dos efeitos relacionados às mudanças climáticas. E para acompanhar esse trabalho e seu impacto, a Fundação Espaço ECO desenvolveu uma ferramenta digital de cálculo de emissões, conhecida como SustenBOT, que indica a quantidade de árvores que precisam ser plantadas para compensar a emissão de carbono de uma ação ou atividade específica.

“Todas as nossas iniciativas mostram como a sustentabilidade se faz presente no propósito da BASF em todas as áreas. Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, queremos ressaltar nosso forte compromisso ambiental e nossas metas ambiciosas que oferecem uma solução com menor impacto para o meio ambiente”, comenta Mariana Sigrist, Consultora de Proteção Ambiental na BASF.

Abaixo, algumas soluções BASF que contribuem com o meio ambiente:

Na fábrica da BASF em Indaiatuba (SP), foram criados os catalisadores automotivos, que contribuem para reduzir mais de 95% dos poluentes que seriam emitidos por motores movidos a álcool, gasolina e diesel. Essa inovação recebeu a Medalha de Honra da ONU pela Invenção Tecnológica da Década de 1980. Desde então, os dispositivos produzidos pela BASF já eliminaram mais de 1 bilhão de toneladas de poluentes no mundo, o que equivale à emissão de 19.334 voltas em torno da terra de caminhão.

A questão dos plásticos também tem recebido a atenção da BASF, que investe em Pesquisa e Desenvolvimento para apresentar soluções que ofereçam redução de resíduos, possibilidade de reciclagem e compostagem. Pioneira em biopolímeros, a empresa desenvolveu o polímero compostável e biodegradável ecovio®, obtido a partir de matérias-primas renováveis. O material pode ser usado na produção de embalagens, copos descartáveis, sacos de lixo compostáveis, além de mulch films, aplicados na agricultura e que podem ser misturados à terra depois de cumprir com a sua função no cultivo, retornando como adubo.

Para contribuir para que produtos plásticos tenham nova vida útil e possam ser reciclados mantendo qualidades e características, há o portfólio B-Cycle, de soluções para reciclagem mecânica. Essa linha inclui aditivos que resolvem desafios que dificultam a reciclagem, como o uso de cor nos plásticos, a mistura de tipos diferentes de polímeros, a degradação térmica e mecânica, além do odor e a perda de qualidade após cada processo de reciclagem.

Vale ressaltar também a Reserva Suvinil, uma Área de Preservação Permanente (APP) com 30 hectares de Mata Atlântica, localizada dentro do Complexo de Tintas e Vernizes da BASF, em São Bernardo do Campo (SP). A Reserva faz parte da fábrica de tintas decorativas Suvinil e Glasu! que em estudo realizado pela Fundação Espaço ECO durante oito meses, identificou 176 espécies de plantas pertencentes a 55 famílias e 117 gêneros botânicos. Desse total, 135 são árvores e 41 são ervas, trepadeiras e samambaia. Lá também moram 85 espécies de aves, oito de mamíferos e, ao menos, cinco de serpentes e três de lagartos, assim como anfíbios e peixes. E, ainda conta com cinco nascentes, o que contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU.

Essa área ainda está conectada a um grande maciço florestal, a floresta atlântica da Serra do Mar, e faz parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, reconhecida internacionalmente pela Unesco. A Reserva Suvinil faz parte da Floresta Ombrófila, suas árvores permanecem sempre verdes, em qualquer estação do ano, uma vez que não perdem suas folhas de forma significativa. A área contribui para a preservação da Mata Atlântica e da biodiversidade brasileira, demonstrando, na prática, como a indústria e o meio ambiente podem coexistir.

E finalizando, planejar cada movimento na lavoura é uma necessidade real, aumentar a eficiência, economizar tempo e principalmente otimizar recursos são desafios diários que o produtor rural enfrenta. Sabendo disso, a BASF disponibiliza aos agricultores o xarvio® Digital Farming Solutions, sua marca de agricultura digital. Por meio da ferramenta digital, os produtores tiveram uma economia de aproximadamente 62% de insumos utilizados para o manejo de plantas daninhas nesta safra, entre defensivos agrícolas, água, diesel e horas trabalhadas no pulverizador. Desde 2017, quando a tecnologia chegou ao País, o serviço de mapeamento de plantas daninhas foi responsável por uma economia total no uso de mais de 28,8 bilhões de litros de água. Na safra 2021/2022, foram poupados 28 milhões de litros de água usada na diluição dos defensivos agrícolas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
BASF

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário