Plataforma universaliza preservação ambiental

Publicado em 09/06/2022 12:37
Ecotech BIOMA Solutions proporciona conexão entre proprietários rurais e a sociedade na preservação da natureza

Conectar via tecnologia quem já preserva uma grande fatia do meio ambiente no Brasil com quem quer contribuir para a manutenção dos benefícios ambientais que a natureza nos provê. Essa é a proposta da Ecotech BIOMA Solutions, uma plataforma que usa contratos inteligentes para fazer a conexão entre os interessados em preservar o meio ambiente e produtores rurais responsáveis por manter suas áreas de Reserva Legal.  

As áreas de Reserva Legal (RL) são fragmentos de vegetação nativa importantes para a proteção e conservação da fauna e flora locais e devem ser preservadas nos limites estabelecidos em lei para o bioma em que está a propriedade. Elas fornecem inúmeros serviços ambientais que beneficiam o país inteiro, como a regulação das chuvas, a manutenção da qualidade das águas nos rios e a reprodução de polinizadores. Todos os custos para essa preservação, porém, recaem exclusivamente sobre os proprietários. 

A plataforma BIOMA Solutions equilibra essa conta, permitindo que qualquer pessoa ou empresa ajude a pagar pela manutenção desses serviços ambientais. Ela funciona por meio de algoritmos de inteligência artificial e ferramentas de big data, através da expertise da Brain/Experian, aliadas a um extenso levantamento de dados de imóveis rurais para localizar e selecionar áreas de reserva legal compatíveis com as legislações ambientais brasileiras.

A plataforma irá atuar nos seis biomas brasileiros (Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pampa, Pantanal e Mata Atlântica). Atualmente, a BIOMA Solutions já tem cadastrados 2 mil hectares no bioma Amazônia e outros 1 milhão hectares estão em processo de adesão, passando pelas etapas de análise técnica e legal. Atualmente, cerca de 33,2% do território brasileiro (mais de 288 milhões de hectares) são ARL’s, de acordo com a  legislação ambiental.  

A BIOMA Solutions (www.biomasolutions.com) oferece assinaturas anuais via contratos inteligentes para áreas de reserva legal, contratando a prestação de serviços ambientais dos proprietários das áreas selecionadas, por 10 anos, e dividindo estas áreas em lotes digitais de aproximadamente 0,5 hectare. Cada um dos lotes é representado por um contrato inteligente no formato de NFT (Token Não Fungível), disponível para assinatura anual ao valor de US$ 500,00. Para cada ano de assinatura, o adquirente do NFT será presenteado com um selo especial. 

Para acompanhar a preservação dessas áreas, a plataforma usa uma tecnologia de alta performance, com imagens e sensoriamento infravermelho por satélite, e inteligência artificial para monitorar incêndios e desmatamento nas áreas protegidas. Também são usadas plataformas de Big Data que permitem o acompanhamento da governança legal das áreas, como multas, embargos, processos, Termos de Ajustamento de Conduta, ocorrências de trabalho escravo, entre outros. Tudo para garantir que os assinantes possam investir nas áreas com as melhores práticas de governança socioambiental disponíveis para os proprietários rurais.

A contraparte da BIOMA Solutions aos proprietários rurais consiste no pagamento pelos serviços ambientais já garantidos pelas suas reservas legais, além de auxílio para a manutenção das áreas por meio de análise local com equipes de campo e do uso de ferramentas de monitoramento. Os contratos possibilitarão o cofinanciamento, implantação e potencialização de políticas de melhores práticas de manutenção; campanhas educacionais, socioambientais, plantio e replantio de espécies nativas; suporte técnico e operacional em áreas que necessitem de recuperação em caso de acidente ambiental.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Assessoria de Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário