Mapa e PUC-RJ assinam acordo de cooperação técnica para monitoramento e avaliação do Plano ABC+

Publicado em 15/06/2022 14:25
Especialistas vão auxiliar na análise de dados do ABC+ e na avaliação da eficácia das ações implementadas

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) assinaram, nesta terça-feira (14), um Acordo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de metodologias de avaliação da nova fase do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono,  ABC+, a ser executado em todo o território nacional, até 2030.  Especialistas do Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio vão auxiliar na análise de dados do ABC+ e na avaliação da eficácia das ações implementadas. 

A parceria permitirá maior alinhamento do Plano ABC+ com os seus objetivos, como a promoção da adaptação climática, gestão integrada de paisagem  e adoção e manutenção de práticas conservacionistas. O monitoramento e a avaliação também permitirão a definição de prioridades do Plano e a identificação de eventuais pontos de atenção. Quando cabível, serão propostas recomendações, a partir dos resultados analíticos, para desenho e fortalecimento de políticas do ABC+.

“Processos de monitoramento e avaliação são fundamentais para permitir o aprimoramento contínuo de políticas públicas e, para esse fim, parceria com instituições de reconhecida experiência na avaliação de políticas agrícolas no Brasil, como a PUC-RJ, são fundamentais”, avalia o secretário adjunto de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação (SDI), Cleber Soares.  

Mais de 50 milhões de hectares em todo o país já adotam tecnologias preconizadas pelo Plano ABC+, como integração lavoura-pecuária-floresta, sistema plantio direto e fixação biológica de nitrogênio. O volume de financiamento total contratado pelos produtores, através da linha de crédito rural do Programa ABC, ultrapassa R$ 20,8 bilhões, tendo permitido a recuperação de mais de 26,8 milhões de hectares de pastagens degradadas.

O coordenador de avaliação de políticas públicas Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio, Arthur Bragança, avalia que “esse modelo de parceria é importante para a identificação  e sugestão de recomendações, baseadas em evidências, que tenham como objetivo impulsionar o crescimento econômico enquanto enfrentam as mudanças climáticas”.

O monitoramento e avaliação contínua do Plano ABC + deve aumentar ainda mais sua eficácia e garantir que os objetivos propostos sejam alcançados. "Na prática, espera-se que as ações postas em curso resultem na melhoria das condições de vida dos produtores rurais e na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas na agricultura nacional,” acrescenta o secretário adjunto da SDI.

O prazo de vigência do Acordo será de 60 meses, a partir da publicação no Diário Oficial da União, sendo que suas ações se basearão em um diagnóstico preliminar dos dados existentes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário