Sistema CNA/Senar, Embrapa e Serviço Florestal Brasileiro assinam acordo de cooperação do Projeto PraValer
O Sistema CNA/Senar, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) assinam, na quarta (21), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) do Projeto PraValer.
Assinam o documento o presidente da CNA, João Martins, o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, o presidente da Embrapa, Celso Moretti, e o diretor-geral do SFB, Pedro Alves Corrêa Neto.
A intenção é fortalecer o projeto e viabilizar a regularização ambiental produtiva das propriedades rurais, buscando a convergência entre os setores produtivo e ambiental com base em resultados de pesquisa.
O PraValer está sendo desenvolvido atualmente no Amazonas, Minas Gerais e Espírito Santo. Com o acordo, a intenção é ampliar as ações para outros estados.
A iniciativa é resultado do projeto Biomas que promoveu, durante 10 anos, pesquisas nos seis biomas brasileiros para construir um cardápio de soluções ambientais e produtivas para o setor.
Ao participar do PraValer, o produtor passa por todas as etapas da regularização ambiental, desde a análise e retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) até a solução dos passivos ambientais, com foco em alternativas de menor custo e com a possibilidade de retorno econômico.
O produtor também recebe de forma gratuita, por dois anos, o atendimento da Assistência Técnica e Gerencial do Senar, que contribui com a recuperação produtiva da propriedade.
O projeto conta ainda com a cooperação da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). Para saber mais sobre o PraValer, acesse https://cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/projeto-pravaler .
Também participam do evento de assinatura o presidente do Sebrae, Carlos Melles, e representantes de embaixadas.
0 comentário
Medida provisória libera R$ 60,46 mi para combate a incêndios e desmatamento
Parlamento da UE aprova acordo que atrasa de um ano na lei de antidesmatamento
CNA apresenta potencial do agro para energias renováveis
PRO Carbono lidera soluções de agricultura regenerativa na América Latina e acelera a descarbonização do campo à indústria
Com relatoria de Afonso Hamm, Comissão aprova projeto que libera reservatórios de irrigação em áreas de preservação permanente
Dia Mundial do Solo: setor produtivo garante preservação do solo com adoção de práticas sustentáveis