Trabalho do Mapa no Desenvolvimento Sustentável contribui para zerar o desmatamento até 2030
Após se reunir com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, destacou a agenda de desenvolvimento sustentável alavancada pelo Mapa como um dos pilares do trabalho transversal dos ministérios que integram o comitê permanente.
Como uma das primeiras ações para atingir a meta estabelecida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de zerar o desmatamento no Brasil até 2030, o próximo Plano Safra já deverá contar com ações que priorizem as boas práticas ambientais.
“Eu e o ministro Fávaro tivemos uma excelente reunião para que a agricultura de baixo carbono tenha no Plano Safra a base dessa transição”, explicou Marina após a reunião interministerial no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (8).
De acordo com Fávaro, a proposta para o novo Plano Safra contempla uma série de ações socioambientais que, ao beneficiar os trabalhadores do campo e as práticas contemporâneas da agricultura, como recuperação de pastagens e sequestro de carbono, também contribuirá para o crescimento do agronegócio brasileiro, que encontrará cada vez mais portas abertas no mercado mundial.
“Vamos equalizar os recursos públicos e investimentos privados para que produtores comprometidos, na medida do seu comprometimento, tenham os melhores acessos às linhas de financiamento. O Plano Safra é escalonável conforme a vontade do produtor em melhorar suas práticas”, detalhou o ministro.
0 comentário
Medida provisória libera R$ 60,46 mi para combate a incêndios e desmatamento
Parlamento da UE aprova acordo que atrasa de um ano na lei de antidesmatamento
CNA apresenta potencial do agro para energias renováveis
PRO Carbono lidera soluções de agricultura regenerativa na América Latina e acelera a descarbonização do campo à indústria
Com relatoria de Afonso Hamm, Comissão aprova projeto que libera reservatórios de irrigação em áreas de preservação permanente
Dia Mundial do Solo: setor produtivo garante preservação do solo com adoção de práticas sustentáveis