Incêndios florestais queimam em todo Canadá com pouco alívio à vista

Publicado em 08/06/2023 10:49

Logotipo Reuters

Por Nia Williams

(Reuters) - Incêndios florestais continuavam a queimar em todo o Canadá nesta quinta-feira, enquanto o país enfrentava o pior início de temporada de incêndios florestais de todos os tempos, forçando milhares de pessoas a deixarem suas casas e enviando uma névoa de fumaça para as cidades dos Estados Unidos.

Cerca de 3,8 milhões de hectares já foram queimados, aproximadamente 15 vezes a média de 10 anos, de acordo com o Ministro Federal de Preparação para Emergências, Bill Blair. Espera-se que as condições quentes e secas persistam nos próximos meses.

Embora os incêndios florestais sejam comuns no Canadá, não é comum que os incêndios ocorram simultaneamente no leste e no oeste, o que sobrecarrega os recursos de combate a incêndios e força o governo canadense a enviar os militares para ajudar. Centenas de bombeiros dos EUA chegaram ao Canadá para ajudar e outros estavam a caminho.

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, culpou a mudança climática. "Esses incêndios estão afetando as rotinas diárias, vidas e meios de subsistência, e nossa qualidade do ar", disse Trudeau no Twitter.

Alguns dos piores incêndios surgiram na província de Quebec, no leste do país, e mais de 11.000 pessoas tiveram que deixar suas casas.

A temporada de incêndios florestais começou fora de época em Alberta no mês passado e queimou uma área recorde, e a Nova Escócia continua a combater o maior incêndio de sua história,

Em partes da província da Colúmbia Britânica, no Pacífico, que está enfrentando o segundo maior incêndio florestal já registrado, a previsão era de que as temperaturas atingissem 33 graus Celsius nesta quinta-feira, antes da chegada de tempestades e chuvas fortes na sexta-feira.

Rob Schweitzer, diretor executivo da BC Wildfire, disse que os raios poderiam provocar mais incêndios em florestas secas e o resultado depende da quantidade de precipitação que venha com as tempestades.

"Quando 150 ou 200 raios atingem a província em um dia, é impossível ter recursos suficientes para suprimir todos eles", disse ele.

Os incêndios florestais diminuíram em Alberta, o centro do setor de petróleo e gás do Canadá, mas mais de 3.000 pessoas continuam sob ordens de retirada e avisos de calor estão em vigor no sul da província.

O site de previsão de fumaça BlueSky Canada mostrou a fumaça de incêndios florestais se espalhando por grande parte do país na quinta-feira. A fumaça deve se intensificar em Ottawa, Toronto, Cleveland e Pittsburgh e permanecer densa em outras cidades ao longo da costa leste dos Estados Unidos, incluindo Nova York.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário