Hidrogênio Verde é um dos destaques levados pelo Brasil à COP 28
Um atlas sobre a produção de hidrogênio verde na Bahia, lançado na COP 28, foi tema de um painel acompanhado por investidores e especialistas em transição energética. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, disse que os dados vão ajudar nas ações para concretizar a produção no futuro de 66 milhões de toneladas do combustível no estado.
O hidrogênio verde é assim chamado porque a quebra da molécula de água para a captação do hidrogênio é feita com energia limpa. Jerônimo informou que o processo vai utilizar apenas 2% de água de reuso, causando o menor impacto ambiental possível.
Ex-governador da Bahia, o senador Jaques Wagner (PT-BA) participou do debate. Ele foi o pioneiro do estado no lançamento de dados sobre energias renováveis e acredita que o país vai liderar essa cadeia produtiva.
— Começou um tempo em que a gente atrai investimentos, porque a gente não coloca o chapéu onde não alcança. Em geral, a gente oferece aquilo que é possível entregar e eu acho que isso foi criando uma credibilidade desses novos tempos na Bahia que é fundamental.
Durante a COP 28, a maior fabricante brasileira de fertilizantes nitrogenados recebeu prêmio concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU) pelo projeto de construção de uma fábrica de hidrogênio verde e amônia verde em Camaçari (BA). O senador Efraim Filho (União-PB) destacou a transição energética brasileira e disse que o Brasil país pelo exemplo, tendo o Nordeste como aliado na produção de energia limpa.
— Para o Nordeste, que nunca teve a aptidão, as circunstâncias, as condições necessárias para competir, por exemplo na indústria, hoje a questão das energias renováveis é uma grande vocação econômica. E esse movimento do mundo a favor da energia verde pode fazer com que o Nordeste e o Brasil larguem na frente.
Paula Groba, enviada especial a Dubai
0 comentário
Medida provisória libera R$ 60,46 mi para combate a incêndios e desmatamento
Parlamento da UE aprova acordo que atrasa de um ano na lei de antidesmatamento
CNA apresenta potencial do agro para energias renováveis
PRO Carbono lidera soluções de agricultura regenerativa na América Latina e acelera a descarbonização do campo à indústria
Com relatoria de Afonso Hamm, Comissão aprova projeto que libera reservatórios de irrigação em áreas de preservação permanente
Dia Mundial do Solo: setor produtivo garante preservação do solo com adoção de práticas sustentáveis