Milho: Mercado registra menor valor de 2012 na BM&F nesta segunda (28)

Publicado em 28/05/2012 18:34
Nesta segunda-feira (28), o milho registrou na BM&F o menor preço de 2012 diante das boas expectativas de produção nos Estados Unidos e também no Brasil. O vencimento setembro, referência para a colheita da safra de inverno, atingiu os R$ 23,81 por saca, menor nível desde que começou a ser negociado, ainda em julho do ano passado. 

Além da projeção do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) de uma safra de 375,7 milhões de toneladas no país, outro fator de pressão para os preços são as previsões de clima favorável no Corn Belt, o cinturao de produção norte-americano no Meio-Oeste, o que deve contribuir para a confirmação de uma colheita recorde. 

Já para a produção brasileira, o esperado é que a mesma atinja o recorde de 70 milhões de toneladas, resultado do excelente desempenho da safrinha depois da severa quebra pela qual passou a primeira safra. Já a colheita de soja deverá somar apenas 66,7 milhões de toneladas por conta da seca do início deste ano. 

"No mercado interno, apesar de quebra de safra, será a primeira vez que em 10 anos que a safra total de milho será maior que a safra de soja. Os mapas mostram que não deve haver geada," disse o analista de mercado da CerealPar, Steve Cachia.

Porém, Cachia alerta dizendo que para os brasileiros produtores de milho não será tão simples competir com os Estados Unidos, o que poderá resultar em uma oferta abundante aqui no país. "Deveremos ser menos competitivos que os EUA e por isso deve haver oferta abundante aqui no Brasil. As exportações devem penar no segundo semestre," explicou o analista. 

Outro fator de baixa para os preços foi ainda a queda do dólar nos últimos dias. Com a cotação mais alta, era vantajoso exportar o grão, porém, a situaçao mudou e já não está tão favorável, como explicou o analista de mercado da Terra Investimentos, Bruno Perottoni.  "O mercado vinha sustentado acima dos 25 devido ao câmbio". 

Além disso, Perottoni ainda afirma que tais fundamentos deverão pesar ainda mais sobre o mercado do cereal, e com isso, a safra 2012/13 de milho irá perder bastante área, haja visto que a soja atrairá mais atenção dos produtores na hora do plantio por conta de preços mais interessantes. 

Com informações da Reuters. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário