Milho Safrinha: Geadas atingem lavouras no MS; prejuízos começam a ser contabilizados

Publicado em 11/06/2012 12:21
As geadas previstas para esse fim de semana se confirmaram em algumas regiões e causou perdas em lavouras de milho no Mato Grosso do Sul. Os prejuízos no estado começaram a ser contabilizados esta semana. 

No ano passado, na cidade de Aral Moreira, o produtor André Fabres perdeu 70% de seu milho safrinha por conta das baixas temperaturas e este ano voltou a sofrer com as condições climáticas adversas, e já verifica suas perdas. 

Cristiano Bortolotto, agricultor da mesma região, já estima uma quebra de pelo menos 15% de suas plantações por conta da geada. As folhas foram queimadas pela formação da intempérie no período do preenchimento dos grãos, um dos mais importantes para a planta. 

“Ocorre o secamento da folha, não conseguindo mais fazer a fotossíntese e ocorrendo a perda no peso e a má formação do grão”, explica o agrônomo Luiz Felipe Corsini.

Atualmente, o Mato Grosso do Sul é o terceiro maior produtor de milho safrinha do país. Para este ano, estima-se que a área plantada ultrapasse 1,1 milhão de hectares, sendo 40% na região sul, onde a geada afetou as lavouras de pelo menos quatro cidades. 

Com informações do Globo Rural. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário