Milho: Argentina precisa de chuvas até o fim do mês para garantir safra recorde

Publicado em 18/01/2013 11:48
As chuvas precisam chegar até o fim deste mês na Argentina para potencializar a produtividade das lavouras de milho e então a safra do país alcançar o recorde das 28 milhões de toneladas estimado pelo mercado.

Porém, as previsões ainda não indicam precipitações para os próximos dias. O céu está "limpo" nas principais regiões produtoras do país e o que os meteorologistas conseguem ver são apenas algumas chuvas esparsas no horizonte. Os mapas climáticos indicam que a seca no país se estende de Córdoba, passando pelo noroeste de Buenos Aires até o sul de Santa Fé. O cenário, portanto,  aumenta as preocupações de que os campos não estariam úmidos o suficiente para que as plantas possam se desenvolver bem em estágios-chave da floração. 

Caso a colheita seja confirmada em 28 milhões de toneladas, o volume irá superar de longe a última produção recorde do país, que foi na safra 2010/11 de 23,8 milhões de toneladas. Entretanto, diante dessas adversidades climáticas, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) já reduziu sua estimativa para a produção para 27,5 milhões de toneladas. A projeção do governo argentino, por outro lado, é de que a safra fique entre 28 milhões e 30 milhões de toneladas.

"É possível que a safra de milho da Argentina fique entre 26 milhões e 30 milhões de toneladas e bata, portanto, a estimativa de 28 milhões. Para isso, porém, é preciso que comece a chover nos próximos 9 dias", disse a representante da embaixada dos EUA na Argentina, Melinda Sallyards. 

Porém, caso o clima não mude e essas tão esperadas chuvas não cheguem, a preocupação pode crescer frente às possibilidades de perdas.  Se as precipitações não começarem a aparecer até o final deste mês, as lavouras de milho plantadas mais cedo serão severamente atingidas pela seca. 
A persistência da seca prejudicaria diretamente a produtividade das plantações argentinas.  Além disso, reforçaria as preocupações das Nações Unidas com os preços dos alimentos continuem altos em 2013 frente a uma oferta restrita com baixos estoques, já que os principais países consumidores contam com a safra de milho da Argentina, terceiro maior exportador mundial do grão, para compensar a quebra na safra 2012/13 dos Estados Unidos provocada por uma forte estiagem. 

O milho é utilizado, principalmente, na produção de alimentos e de ração animal. Sendo assim, uma expressiva alta nos preços dos grãos levaria ao aumento também de vários itens da alimentação, inclusive da carne. 

Entretanto, apesar das especulações sobre o impacto do clima na produção de milho da Argentina, alguns especialistas e produtores locais afirmam que, até o momento, as condições são favoráveis, passado a tensão como excesso de chuvas que provocou um atraso no plantio do grão e da soja.  De agosto a novembro,  o plantio foi prejudicado por chuvas excessivas e até mesmo cheias nos campos, que impediam a entrada e o bom desempenho do maquinário. Alguns locais tiveram até mesmo que ser amortizados. 

"O milho precoce está excelente e deverá apresentar recordes de produtividade. Mas, por outro lado, algumas áreas foram inundadas e não puderam ser plantadas, enquanto em alguns locais o plantio acabou sendo feito bem mais tarde que o habitual. Nós vamos começar a nos preocupar com a seca e a produção caso não tenhamos chuvas até 25 de janeiro e depois", disse Santigo del Solar, que administra milhares de hectares de soja e milho na Argentina, em Buenos Aires. 

Confirmando o momento ainda favorável, o diretor da indústria argentina Maizar, Martin Fraguio disse que "nesta temporada há uma boa umidade no solo e muitos dias de sol e temperaturas menores a noite. Isso é o ideal, e nosso rendimento por hectare esse ano pode ser recorde". A expectativa do executivo é de 8 toneladas por hectare, frente ao recorde já registrado de 7,8 toneladas.

Há cerca de três semanas, as chuvas pararam e o céu se abriu na maior parte do cinturão produtor argentino. "Até agora, isso tem sido bom, porque reduz o excesso de água e aumenta as expectativas de colheita ao permitir que mais áreas sejam plantadas", disse Eduardo Sierra, meteorologista da Bolsa de Grãos de Buenos Aires. 

Plantio - Segundo o Ministério da Agricultura da Argentina, o plantio da área de milho, estimada em 4,6 milhões de hectares, já havia sido concluído em 90%, até o último dia 10 de janeiro. Desse total, 4% das lavouras estavam em estado de emergência, 37% em desenvolvimento vegetativo e 53% em floração. 

O levantamento do ministério apontou ainda que 91% das plantações estavam em boas ou muito boas condições. 

Com informações da agência Reuters. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário