Milho: Transgênico resistente ao glifosato deverá ser comercializado a partir de 2014 nos EUA

Publicado em 21/01/2013 13:26 e atualizado em 04/03/2020 09:48
Os agricultores dos Estados Unidos deverão esperar pelo menos até a temporada de plantio de 2014 para utilizarem a nova semente transgênica, resistente ao glifosato, da Dow Chemical. A empresa aguarda aprovação regulatória do produto pelo Departamento de Agricultura e Proteção Ambiental dos EUA. A expectativa inicial da empresa era de comercializar a semente na temporada 2013.

Chamada de Enlist, a semente é geneticamente modificada para suportar aplicações do herbicida 2,4-D e surgiu da necessidade de produtores ao combate de ervas daninhas resistentes ao glifosato, herbicida que é utilizado em sementes transgênicas de milho e soja da Monsanto. 

Para alguns críticos, a nova semente da Dow, assim como uma nova variedade que está sendo desenvolvida pela Monsanto resistente ao dicamba, levará a um aumento no uso dos herbicidas, elevando possíveis riscos ao meio ambiente e a fazendas próximas. Para eles, as ervas daninhas também se tornarão resistentes as novas variedades.

A oposição a nova semente vem também de parte dos produtores estadunidenses, que só deram trégua a Dow, após a empresa se comprometer a rastrear as aplicações de herbicidas pelos produtores e investigar alegações de que o produto se espalhou para plantações vizinhas.

A Dow Chemical também está desenvolvendo a Enlist de soja e planeja vender o produto aos agricultores em 2015.  Com informações da Dow Jones.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário