Milho: Argentina já comercializou 12 milhões de toneladas da safra 2012/13

Publicado em 16/04/2013 12:39
Nesta terça-feira (16), o diretor da corretora sul-americana de grãos e oleaginosas Cosur, Freddy Pranteda, afirmou que a Argentina já comercializou cerca de 12 milhões de toneladas de milho da temporada 2012/13. As vendas foram feitas por meio de contratos de exportação a prazo, com embarque para o mês de junho, no entanto, o volume total exportado deverá permanecer estável na comparação anual.

A expectativa é que a quantidade de milho vendida ao mercado internacional neste ano deverá ser igual ao do ano passado, de 16,5 milhões de toneladas. Já o IGC (Conselho Internacional de Grãos) projetou que os embarques argentinos de milho durante o ano comercial, que termina no dia 30 de junho de 2013, deverão somar 18,5 milhões de toneladas, o número representa um crescimento de 20% em relação à safra 2011/12.

O diretor também destaca que o milho argentino com embarque em junho está sendo vendido com desconto de 25 centavos de dólar por bushel, frente o vencimento julho/13 da Bolsa de Chicago, que na manhã de hoje era negociado a US$ 6,35/bushel. Na Argentina, os navios estão sendo carregados em uma semana ou duas, situação diferente da registrada no Brasil, onde os embarques estão atrasados e existe um período de espera entre 50 e 60 dias em alguns portos.

Por outro lado, com a perspectiva de preços menores no segundo semestre de 2013 em função da grande safrinha brasileira e estimativa de uma produção maior nos EUA, os produtores poderão segurar o produto, segundo acredita Pranteda. Do mesmo modo, o crescimento no consumo interno na Argentina, estimado em 8,5 milhões de toneladas por ano, também será um fator limitante para as exportações.

O país vizinho é a terceira maior nação exportadora do cereal, depois do Brasil e dos Estados Unidos. Segundo projeções divulgadas pela Bolsa de Cereais de Buenos Aires no início do mês de abril, 24,3% da colheita do grão já havia sido concluída. Segundo analistas, os embarques argentinos são necessários para suprir a demanda mundial, uma vez que a oferta dos EUA continua ajustada.

A produção de milho argentina foi estimada em 25 milhões de toneladas, número superior ao registrado em 2012, de 21 milhões de toneladas. As projeções iniciais para a safra do país eram de 30 milhões de toneladas, porém, devido às intempéries climáticas que afetaram as lavouras o número foi reduzido. Além disso, em seu último relatório o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) estimou a produção de milho da Argentina em 26,5 milhões de toneladas. Com informações de agências internacionais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário