Milho: Ausência de chuvas pode prejudicar produtividade da safrinha

Publicado em 30/04/2013 12:35
A ausência de chuvas em várias regiões produtoras de milho safrinha tem preocupado os produtores rurais. Na região de Dourados (MS), a estiagem permanece a mais de 20 dias e não há previsões de novas precipitações para os próximos dias.  A situação se repete em outros estados como o Mato Grosso, Goiás e Paraná.

Caso o clima se confirme desfavorável ao desenvolvimento do cereal, a expectativa é que a produtividade das lavouras fique 30% abaixo do registrado na safra anterior, conforme destaca o produtor rural, Renato Ferreira. Na safra passada, o rendimento médio das plantações de milho safrinha chegou a 110 sacas por hectare na região de Dourados.

Para o consultor de mercado da Brandalizze Consulting, Vlamir Brandalizze, as perdas podem chegar a 50% frente ao potencial produtivo que as lavouras teriam com o clima favorável.  O consultor ainda explica que o cereal plantado até o dia 25 de fevereiro tende a sofre menos como impacto da seca, uma vez que estão em estágio de desenvolvimento adiantado.

“No entanto, grande parte das lavouras foram semeadas entre o dia 25 de fevereiro e 10 de março, e estão com 60 dias de plantio, e caso não chova nessas plantações as perdas em produtividade podem variar entre 30% e 50%”, explica Brandalizze.

Paralelo a esse cenário, os baixos preços do milho praticados no mercado interno brasileiro também afligem os produtores. A baixa é um reflexo das cotações futuras menores no mercado internacional, que são pressionados por uma expectativa de safra recorde nos EUA e da perspectiva de uma grande safrinha brasileira.

E frente aos altos custos de produção, somente o valor do adubo aumentou em torno de 40% nesta safra, a saca do milho está sendo negociada entre R$ 13,00 e R$ 14,00 em várias regiões do país. Diante dessa insegurança, Ferreira sinaliza que o Governo Federal já deveria ter sinalizado a criação de políticas públicas para garantir o preço mínimo do produto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • salvador reis neto Santa Tereza do Oeste - PR

    não chove por aqui a 20 dias e o milho já começa a perder produtividade, nos próximos dias tem previsão so no domingo e depois muito frio, não tem safra nenhuma garantida por aqui, se alguém falar em safra cheia não sabe o que esta falando.

    0
  • tiago sanches borrazopolis - PR

    aqui no parana o milho esta sentindo aseca a mais de 20 dias que nao chove .......

    0
  • Geovani Salvetti Ubiratã - PR

    A seca no parana ta feia,a poeira ta tomando conta...

    0