Milho: Safrinha brasileira pode concorrer com os EUA nas exportações mundiais

Publicado em 22/05/2013 14:12

O aumento da confiança na safrinha de milho brasileira aprofundou a expectativa de uma queda de preços do grão no país frente a forte concorrência com os EUA nas exportações mundiais. 

As chuvas prolongadas no Brasil têm sustentado as expectativas de que safrinha será superior à safra principal. A previsão é que a colheita, somando as safras de inverno e verão, atinja 80 milhões de toneladas pela primeira vez. A Conab (Companhia Brasileira de Abastecimento) estima que a produção de milho chegue a 78 milhões de toneladas, enquanto o USDA (Departamento de Agricultura dos EUA) prevê uma colheita de 76 milhões de toneladas para o país. No entanto, no Paraná, um dos maiores estados produtores do milho safrinha, há a previsão e chuvas esta semana, o que pode causar contratempos na produção.

O economista Paul Deane disse que o crescimento da colheita da segunda safra criou uma forte concorrência às exportações norte-americanas no período entre novembro e dezembro, já que a safrinha é utilizada para exportações enquanto que a safra principal é, normalmente, mantida para consumo doméstico.

“Com o Brasil estimando uma produção de milho recorde, esse será o pilar fundamental para pressionar os preços do milho na Bolsa de Chicago, a menos de 5 dólares por bushel, a partir de setembro”, afirmou Deane. "Se não acontecer um grande problema de produção, a baixa nos preços do milho é provável que seja mais acentuada neste ano do que nas últimas temporadas”, completou. Os futuros do milho em Chicago não ficam abaixo de 5 dólares por bushel desde outubro de 2010.

Com informações do site Agrimoney. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário