Milho: RS já tem 60% da área colhida e preços seguem em alta

Publicado em 04/04/2014 10:47

Milho – O Estado atinge nesta semana 60% de sua área de milho colhida, tendo ainda 24% da área pronta para tanto, uma vez que as lavouras já atingiram a maturação. Na média, as produtividades seguem nos patamares já divulgados, variando de região para região ou mesmo de lavoura para lavoura, dependendo do regime de chuvas acumulado por elas ao longo do ciclo da cultura. Nesse sentido, as condições registradas nas últimas semanas têm beneficiado as lavouras cujas plantas ainda se encontram em fase de floração e formação de grãos. Nestas, o aspecto fitossanitário é considerado bom, assim como é o potencial produtivo expressado por elas.

Durante o último período, o preço médio da saca de 60 kg teve aumento de 1,13% na comparação com o preço anterior, passando o mesmo para R$ 24,95, recebidos pelo produtor.

Soja - A colheita da safra 2014 teve um ritmo acelerado durante a semana, impulsionada pelo tempo seco verificado durante o período, principalmente do Centro para o Norte do Estado. Na média geral, o percentual de área colhida é estimado atualmente em 33%, tendo ainda 36% já prontos para tanto. Em algumas regiões são registrados casos de lavouras com maturação desuniforme. Nestas, as plantas apresentam vagens secas, retenção foliar e talos verdes, dificultando a colheita e provocando perdas devido aos grãos verdes, que depreciam o produto e consequentemente seu valor comercial. Nas áreas onde as plantas ainda se encontram na fase de formação de grãos, os produtores seguem monitorando e eventualmente combatendo o aparecimento de pragas e moléstias. 

Quanto à comercialização do produto, o mercado registrou recuo de 2,79% no preço médio da saca de 60 kg em âmbito estadual, passando a mesma 
para R$ 64,38, pagos ao produtor. 
 

Leia o boletim na íntegra no site da Emater

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário