Com bônus de US$ 2,5 por saca, Paranaguá rouba milho de Santos
O Porto de Paranaguá (PR) passou Santos (SP) e se tornou a principal porta de saída para o milho no Brasil neste início de temporada de embarque da produção de inverno. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados no fim da semana passada e compilados pelo Agronegócio Gazeta do Povo (AgroGP) revelam que, de janeiro a julho de 2014, 1,4 milhão de toneladas do cereal foram exportadas pelo terminal paranaense. O volume é superior ao movimentado pelo porto paulista, que embarcou 1,3 milhão de toneladas no mesmo período e que, nesta época do ano passado, tinha a liderança nas vendas externas.
O fluxo do milho é favorecido pela finalização do escoamento da soja em Paranaguá. Com menos cargas da oleaginosa, o porto concentra agora as operações sobre o cereal. A alteração do ranking ocorreu em julho, quando o corredor de exportação do Paraná registrou aumento de 191% em relação ao volume movimentado no mesmo mês do ano anterior – 445,8 mil toneladas do produto deixaram o país pelo estado, contra 153 mil toneladas embarcadas em julho de 2013.
A redução no tempo de espera para carregamentos também ajuda. Eleva os prêmios oferecidos pelos exportadores, que estão “superpositivos”. Nesta época de 2013 havia desconto para embarque por Paranaguá. Hoje, os compradores adicionam cerca de US$ 2,50 por saca à cotação do grão que sai do país pelo Paraná.
“A situação em Paranaguá está mais tranquila que em Santos. O prêmio é uma soma de condições que mede a eficiência do porto, tem a ver a com capacidade e velocidade de embarque e também com o próprio interesse do exportador de embarcar por ali”, explica Aedson Pereira, analista de mercado da Informa Economics FNP.
Paranaguá alega que conseguiu resolver os problemas das filas de caminhões e de navios neste ano após implantar novas regras aos transportadores marítimos e aos agentes exportadores para organizar o fluxo no terminal. Nesta época de 2013, as embarcações que chegavam à Baía de Paranaguá demoravam mais de 30 dias para atracar e carregar no porto, lembra Luiz Henrique Dividino, superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). Atualmente, segundo ele, o tempo de espera é de cerca de dez dias.
Fontes de Santos (SP) também acreditam na teoria de ganho de eficiência de Paranaguá neste ano, mas ressaltam que assim que o terminal der fim ao escoamento da soja, o porto paulista voltará a ser o primeiro no ranking. Os técnicos negam que o Santos tenha ficado praticamente sem milho. Afirmam que há divergência entre os números locais e os do governo e inclusive que São Paulo continua embarcando volume maior que o Paraná.
Leia a reportagem na íntegra no site Gazeta do Povo
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