Milho tem nova sessão de baixas e nesta 3ª feira e fecha em campo negativo na Bolsa de Chicago

Publicado em 21/04/2015 16:33

O mercado internacional do milho fechou o pregão desta terça-feira (21) em baixa. Ao longo dos negócios, os futuros do cereal foram ampliando suas baixas e terminaram com perdas de mais de 4 pontos nas posições mais negociadas na Bolsa de Chicago e o contrato dezembro/15 perdendo, novamente, o patamar dos US$ 4,00 por bushel. 

Segundo analistas, o mercado parece não ter dado muito relvância aos números que foram divulgados nesta segunda (20) pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) em seu último boletim de acompanhamento de safras e que mostrou que o plantio do milho mostra um pequeno atraso. 

Até o último domingo (19), o plantio do cereal já estava concluído em 9% da área. Na semana anterior, o total era de 2% e no mesmo período de 2014, o índice era de 6%. A média dos últimos cinco anos, por outro lado, é de 13%. As condições climáticas ainda não se mostram das mais favoráveis e comprometem ligeiramente o andamento dos trabalhos de campo. 

Apesar disso, de acordo com o analista de mercado Bryce Knorr, do site norte-americano Farm Futures, apesar de um clima ainda desfavorável para os trabalhos de campo da safra 2015/16, os amplos estoques da temporada anterior ainda pressionam as cotações em Chicago. 

as previsões indicam uma onda de frio para o Meio-Oeste dos EUA essa semana, especialmente entre quarta e quinta-feira. "As temperaturas com 5 a 10 graus acima da média dos últimos dias passarão agora a ser de 5 a 10 graus abaixo da média para o período nos próximos 7 a 10 dias", conforme explicou o meteorologista sênior do site Accuweather, Matt Rinde.

Caso, a previsão seja confirmada, poderá afetar o andamento da semeadura do milho norte-americano. Para o consultor de mercado da FCStone, Glauco Monte, um possível atraso no plantio pode representar possíveis problemas em relação ao rendimento das lavouras mais adiante. "De certa maneira, com um possível atraso no milho, os produtores poderiam migrar para a cultura da soja", afirma.

Ainda de acordo o consultor, a tendência é que os preços do milho permaneçam próximos dos patamares observados no anterior, sem grandes modificações. "Isso porque temos uma recomposição nos estoques nos EUA e a demanda por milho, a maior vem do setor de etanol, mas está estagnada, já chegou ao topo. Há a demanda por ração, porém, também temos outras produções ao redor do mundo. Sem uma quebra na safra, os preços deverão permanecer sem grandes alterações", ratifica.

Completando o quadro negativo para as cotações do milho, de acordo com Bob Burgdorfer, também do site Farm Futures, há o agravamento da gripe aviária nos Estados Unidos. A situação mais grave é no estado de Iowa. "O alastramento da gripe aviária nos EUA provocaram vendas no mercado da soja e do milho em Chicago nesta terça-feira. A doença está nas manchetes e mais focos podem vir a aparecer", disse. 

 

Feriado no Brasil - No Brasil, o mercado interno ficou praticamente parado diante do feriado do Dia de Tiradentes comemorado nesta terça-feira. Apesar disso, o cenário no Brasil ainda é, segundo analistas e consultores, de pouca movimentação e baixa liquidez nas principais praças de comercialização. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário