Milho: Colheita da 1ª safra começa a ganhar ritmo no Centro-Sul do Brasil

Publicado em 19/02/2016 11:45

Podcast

Milho: Colheita da 1ª safra começa a ganhar ritmo no Centro-Sul do Brasil

Download

 

Aos poucos a colheita do milho da safra de verão tem ganhado ritmo na região Centro-Sul do Brasil. De acordo com dados oficiais da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a perspectiva é que sejam colhidas ao redor de 28.345,6 milhões de toneladas nesta temporada, contra as 30.082,0 milhões de toneladas do ciclo anterior. A área cultivada também foi menor nesta safra, ao redor de 5.723,4 milhões de hectares. Na produção 2014/15, a área destinada à semeadura do cereal ficou em 6.142,3 milhões de hectares.

O consultor de mercado da Brandalizze Consulting, Vlamir Brandalizze, explica que nos últimos dias, os trabalhos nos campos foram um pouco mais lentos devido à ocorrência de chuvas nos principais estados produtores, mas devem ser acelerados no decorrer da próxima semana. "Se considerarmos o Rio Grande do Sul, andamos pouco essa semana e chegamos ao nível de 40% da área cultivada já colhida. No Paraná e em Santa Catarina, o cenário se repetiu e temos em torno de 28% e 20% da área colhida, respectivamente", explica.

Segundo a Emater/RS, a colheita do grão chegou a 38% até o último dia 18 de fevereiro. O número está próximo do registrado no mesmo período do ano passado, de 39%. "E há relatos de várias regiões que apontam para produtividades entre 8,5 toneladas por hectare a 12 toneladas por hectare. A qualidade do produto colhido é muito boa, não apresentando índices significativos de grãos avariados", informou a entidade em seu mais recente boletim técnico.

Enquanto isso, no Paraná a colheita já está completa em 24% da área cultivada nesta temporada, conforme informações reportadas pelo Deral (Departamento de Economia Rural). Em torno de 90% das plantações apresentam condições boas, 9% têm condições medianas e 1% das lavouras apresentam condições ruins. O órgão ainda reportou que cerca de 59% das plantas estão em fase de maturação.

A projeção é que sejam colhidas ao redor de 3,62 milhões de toneladas de milho na primeira safra. E, por enquanto, a produtividade média está próxima de 8.500 quilos por hectare. "A primeira safra tende a ficar restrita aos produtores com alta tecnologia, ou seja, os agricultores eventuais acabam não plantando milho e optando por outras culturas na safra de verão, como é o caso da soja", explica Edmar Gervásio, analista de milho do Deral.

Em relação à produção do Sudeste, que nesta temporada deverá totalizar 7.609,6 milhões de toneladas, segundo estimativas oficiais, Brandalizze sinaliza que a colheita começa a ganhar ritmo a partir de março. Em Minas Gerais, a produção do cereal deverá ficar próxima da observada no ano anterior e somar 5,205,0 milhões de toneladas. Já em São Paulo, os produtores deverão colher ao redor de 2.364,0 milhões de toneladas nesta safra.

Para a Bahia, são esperadas 2.259,2 milhões de toneladas do grão nesta temporada. O engenheiro agrônomo que atua no Oeste do estado, Armando Ayres de Araújo, explica que no caso do milho o plantio foi realizado em três períodos devido ao clima adverso. “O cereal cultivado no final de novembro apresentam boas condições e indicações de produtividade, que deve ficar entre 150 sacas até 170 sacas por hectare”, afirma.

As lavouras semeadas no final de novembro e dezembro, ainda precisam de chuvas para a definição da safra. “Esse milho já apresentam problemas de grãos e definição das espigas, temos perdas, mas é difícil de quantificar. Enquanto isso, as lavouras plantadas no final de dezembro também precisam de precipitações para o desenvolvimento das plantas”, ressalta Araújo. Mesmo com a preocupação, a perspectiva é que o rendimento inicial compense a possível quebra no restante da produção. Nesta safra, a área destinada ao milho caiu de 220 mil hectares, semeados no ano anterior, para 135 mil hectares.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário