Milho: Chuvas permitem retomada no plantio, mas expectativa é de queda na produtividade na 1ª safra

Publicado em 06/10/2017 11:00

LOGO nalogo

As chuvas registradas recentemente deverão contribuir para a continuidade do plantio do milho primeira safra no Centro-Sul do país. Porém, com o término da janela ideal de cultivo, a perspectiva é que a produtividade das lavouras seja menor na safra 2017/18, conforme ressalta o consultor de mercado da Brandalizze Consulting, Vlamir Brandalizze. Até o momento, cerca de 40% da safra foi plantada.

"No Sul do Brasil, temos pouco mais de 50% da safra plantada, contra 85% registrado no mesmo período do ano passado. Com a umidade dessa semana, a perspectiva é que esse número avance para 80%. Mas a janela ideal na região já finalizou em setembro", reforça o consultor.

No maior estado produtor do cereal na 1ª safra, o Rio Grande do Sul, em torno de 37% da área prevista para essa safra, de 731,2 mil hectares, já foi cultivada, segundo dados da Emater/RS. Enquanto isso, no Paraná, o cultivo está próximo de 33%, contra 68% registrado em igual período do ano anterior. Os dados são do Deral (Departamento de Economia Rural do Estado do Paraná).

"Na região Sudeste, temos em torno de 10% da área plantada, mas a projeção é que o número evolua para 40% até o final dessa semana com o retorno das chuvas nas principais regiões produtoras", completa Brandalizze.

De acordo com levantamento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nos últimos 10 dias, as chuvas se concentraram no Centro-Sul do Brasil. Na região Sul, o volume acumulado ficou entre 40 mm até 120 mm, segundo mapa abaixo. Já no Sudeste, os estados de São Paulo e Minas Gerais, receberam chuvas entre 10 mm até 90 mm. Nesta sexta-feira (6), também há previsão para temporais ao longo dia no Sul do Brasil.

Leia mais:

>> Clima: Inmet alerta previsão de tempestades e chances de granizo nesta 6ª no PR, SC e RS

Chuvas acumuladas nos últimos 10 dias - Inmet

Do mesmo modo, as chuvas contribuíram para a melhora da umidade no solo. Conforme mapa da Agritempo, do Cepagri/Unicamp Embrapa, do período de 30 de setembro a 4 de outubro, é possível ver a melhora dos índices, especialmente na região Sul.

Disponibilidade de água no Solo

Apesar da perspectiva mais otimista, a seca observada ao longo de setembro afetou a produção do cereal em algumas regiões.  O tempo mais seco contribuiu para o aparecimento das pragas nas lavouras, o que também pode comprometer o rendimento das plantações, ainda segundo destaca o consultor de mercado.

"No Noroeste gaúcho e em Santa Catarina, a seca fez com que as pragas atacassem com mais severidade das lavouras, o que pode afetar a produtividade das plantações. Sem contar a queda de granizo no RS na semana passada que também prejudicou algumas áreas", reforça Brandalizze.

Em seu boletim semanal, a Emater/RS destacou que “no Rio Grande do Sul, os produtores seguem com o controle de pragas iniciais, como a incidência de lagartas, do cartucho e da rosca. Os agricultores têm encontrado dificuldades no controle devido à intensidade do ataque registrado nesse início de safra”.

Safra 2017/18

Em meio aos preços mais baixos, os produtores reduziram a área destinada ao plantio do cereal na primeira safra. Algumas consultorias privadas trabalham com número próximo de 2,97 milhões de hectares.

Com isso, o país deverá colher em torno de 20 milhões de toneladas de milho na primeira safra. Na safra 2016/17, a área plantada foi de 5,48 milhões de hectares e a safra ficou em 30,46 milhões de toneladas, de acordo com levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário