Plantio de milho 2ª safra ainda está em aberto em Goiás, diz Comigo

Publicado em 31/01/2019 17:37

LOGO REUTERS

Por José Roberto Gomes

RIO VERDE, Goiás (Reuters) - O tamanho da área a ser ocupada com milho de segunda safra ainda não está definido no sudoeste goiano, e a expansão no plantio na região neste ano pode não ser tão expressiva após problemas climáticos com a soja, avaliou à Reuters o presidente da cooperativa Comigo.

Segundo Antonio Chavaglia, desde a década de 1980 à frente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), receios sobre as condições climáticas deixam os produtores com um pé atrás sobre expandir a área plantada com o chamado milho safrinha.

Há incertezas especialmente sobre o milho plantado mais tarde, sujeito a perdas em caso de tempo seco em fases importantes da cultura durante o outono, acrescentou ele.

"A área não está bem especificada... O pessoal está pensando não mais plantar em março... Não quer arriscar", disse ele.

A expectativa da Comigo era de que seus cooperados ampliassem em 5 por cento a área plantada com o cereal de segunda safra, para mais de 600 mil hectares, cerca de metade do total plantado na safrinha no Estado.

Mas o próprio Chavaglia disse não esperar "muito aumento".

O milho safrinha é semeado logo após a colheita de soja. Algumas áreas já estão sendo plantadas, com a retirada mais acelerada da oleaginosa do campo após a seca.

Conforme Chavaglia, produtores já colheram 18 por cento do total plantado com soja, versus 10 por cento na comparação anual.

PERDAS NA SOJA

O tempo adverso no Estado desde dezembro tornou-se um motivo de preocupação, com impacto na soja.

Na área de atuação da Comigo, a produtividade média projetada para a soja está na casa de 56 sacas de 60 kg de soja por hectare, queda de quase 10 sacas na comparação com o ano anterior.

Com sede em Rio Verde, no sudoeste goiano, a Comigo é uma das mais tradicionais cooperativas agrícolas do Brasil e tem em seu quadro 7,7 mil cooperados, faturando 3,3 bilhões de reais em 2017.

Os cooperados da Comigo plantam em 1,3 milhão de hectares com soja, o que representa em torno de 40 por cento de toda a área com a oleaginosa no Estado.

Para Chavaglia, a soja dos cooperados apresenta perdas, principalmente aquela mais precoce.

"Mas as de ciclo médio e tardio podem ter boas produtividades, precisa de um volume maior de chuva", afirmou.

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário