Plantio da segunda safra de milho atinge 94% da área no Paraná e produtores esperam boas produtividades

Publicado em 20/03/2019 13:53
159 exibições

LOGO nalogo

A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio, colheita e comercialização das principais safras do estado. O levantamento apontou que o plantio do milho 2ª safra no estado já atingiu 94% do total da área esperada. Nos dados da semana passada, esse índice era de 91%. Desse montante, 74% está em descanso vegetativo e 4% ainda seguem em germinação, enquanto 19% já avançou para floração e 3% está em frutificação.

Já nos dados referentes à 1ª safra, o Paraná apresenta 84% avaliado como condição boa e 16% como média. A maior parte plantada se encontra na fase de maturação (87%), enquanto os 13% restantes estão em frutificação. Até está terça-feira (19) o estado paranaense já havia colhido 66% da área de milho 1ª safra.

O município de Toledo é um dos que já encerrou o plantio da safrinha de milho no Paraná. Os trabalhos de semeadura se beneficiaram com o adiantamento da safra de soja e aconteceram todos dentro da melhor janela para a região, aproveitando as boas chuvas de fevereiro e março. A preocupação agora fica por conta do mês de abril, que não deve ter muitas chuvas de acordo com as previsões climáticas.

“Estamos com janeiro, fevereiro e março com chuvas boas e ele (o milho) se desenvolveu muito bem e temos uma perspectiva de produção muito boa. Agora temos outros que foram plantados mais tarde, até 15 de fevereiro, estão em um estágio menor e necessitam de muita chuva ainda no mês de abril. Estamos vendo nas previsões que abril não vai ser muito bom de chuvas, então talvez vão ser prejudicados esses últimos milhos plantados”, diz Nelson Paludo, presidente do Sindicato Rural de Toledo/PR.

Tags:
Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário