Vendas de milho 18/19 do Brasil superam às do ano passado; soja tem atraso, diz Datagro

Publicado em 08/04/2019 16:15
161 exibições

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - As vendas de milho da safra 2018/19 do Brasil até a semana passada superavam o total comprometido há um ano para o ciclo anterior, enquanto a comercialização de soja perdeu ritmo e agora está atrás do observado em igual momento de 2017/18, informou nesta segunda-feira a Datagro.

Conforme a consultoria, 32 por cento da produção de milho de primeira safra ("verão") já havia sido negociada até sexta-feira (5), versus 27 por cento na comparação anual e 11 pontos percentuais a mais que no mês anterior.

Em boletim, a Datagro disse que tal comercialização também está um pouco acima dos 30 por cento de média dos últimos cinco ciclos e reflete a "postura mais agressiva" dos produtores.

Quanto à segunda safra, a chamada "safrinha", que será colhida a partir de maio, 39 por cento da produção estimada já havia sido comprometida, contra 32 por cento um mês antes, 26 por cento há um ano e 36 por cento na média para o período.

A produção de milho safrinha do Brasil deverá ter um salto de 23 por cento na comparação com o ciclo passado, afetado pela seca.

O avanço na comercialização do cereal também pode indicar a necessidade de se garantir espaço nos armazéns, uma vez que a soja colhida ainda ocupa os silos em meio a vendas mais lentas recentemente.

Na semana passada, especialistas e operadores disseram à Reuters que a armazenagem de milho está em risco diante da comercialização de soja quase parada.

Segundo a Datagro, 52 por cento da safra da oleaginosa foi comercializada pelos produtores até sexta-feira, atrasada em relação aos 54 por cento na comparação anual.

Até o momento, 83 por cento da área plantada com soja no atual ciclo foi colhida, versus 77,9 por cento na semana anterior e 80,8 por cento na média para o período.

(Por José Roberto Gomes)

Tags:
Fonte: Reuters

Nenhum comentário