Safra verão de milho do RS deve totalizar 28,72 mi de t, estima Emater

Publicado em 04/03/2020 13:53

LOGO estadao

A safra de grãos verão 2019/20 do Rio Grande do Sul deverá ser a menor desde 2016, com o total de 28,72 milhões de toneladas de grãos, segundo a Emater-RS/Ascar. Se a projeção se confirmar, a colheita será 13,8% menor que o previsto inicialmente pela entidade, em agosto do ano passado, e interromperá três ciclos consecutivos de crescimento da produção de grãos no Estado.

Para a safra 2019/20, a Emater estima que o Estado deverá colher 16,54 milhões de toneladas de soja, 4,69 milhões de toneladas de milho em grão, 9,9 milhões de toneladas de milho silagem, 7,40 milhões de toneladas de arroz e 91.938 toneladas de feijão. A previsão é de que a produção total represente R$ 32,72 bilhões para a economia do Estado. O volume, considera a entidade, poderia ser R$ 4,28 bilhões maior caso não fossem registradas perdas nas lavouras de soja e milho.

Os dados foram levantados na segunda quinzena de fevereiro. As estimativas para a safra de verão do Estado foram divulgados nesta manhã durante a Expodireto Cotrijal, que ocorre em Não-me-Toque.

Segundo a Emater, a revisão para baixo na estimativa de safra decorre das adversidades climáticas que prejudicaram as lavouras gaúchas como a seca registrada desde dezembro do ano passado. "Mesmo assim, apesar dos números, essa é considerada a quinta melhor safra do Estado, em virtude do incremento acentuado no rendimento de produção dos últimos anos", disse o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri.

A entidade informou também que as estimativas podem ser atualizadas a qualquer momento, em virtude do baixo porcentual de área colhida de algumas culturas e de ocorrências meteorológicas que possam interferir de forma expressiva nas projeções.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário