Estoque final de milho inferior a 1 milhão de toneladas? É uma possibilidade.

Publicado em 12/03/2020 08:34

Pelas novas estimativas divulgadas nesta semana, a CONAB prevê que a safra de milho 2019/20, embora ainda superior a 100 milhões de toneladas, será perto de meio por cento inferior ao previsto em fevereiro último e somente 0,03% superior aos 100,046 milhões de toneladas da safra passado.

O suprimento total (considerado um estoque inicial de 11,4 milhões de toneladas e importações de 1 milhão de toneladas) pode aproximar-se dos 112,5 milhões de toneladas, 4,5% a menos que o estimado para o ano passado, ocasião que o suprimento total atingiu volume recorde – pouco mais de 117,8 milhões de toneladas.

Apesar desse recorde, no entanto, o estoque final retrocedeu ao segundo menor nível dos últimos seis anos. Porque, frente a um aumento de 17% no suprimento e de uma expansão no consumo interno pouco superior a 7%, as exportações do grão aumentaram perto de 75%, ultrapassando os 41 milhões de toneladas, volume que, por sua vez, representou mais de 40% da produção total do ano.

Para 2020, a CONAB vem prevendo expansão em torno de 8% no consumo e uma queda de 17% nas exportações. Mesmo assim, o estoque final apontado ficará restrito ao menor volume dos últimos sete anos: pouco mais de 8 milhões de toneladas, menos da metade do estoque final da safra 2017/18.

Isto – ressalte-se – se as exportações apresentarem o recuo previsto. Porque, mantido o volume exportado no ano passado, corre-se o risco de chegarmos ao final de 2020 com um estoque final de milho inferior ao milhão de toneladas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário