Publicações avaliam controle da mancha branca do milho

Publicado em 24/03/2020 13:29
Estudos de eficiência abrangem segunda safra dos anos de 2016 a 2019

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-PR) põe à disposição do setor produtivo dois boletins técnicos contendo avaliações de fungicidas utilizados para o controle da mancha branca do milho segunda safra. As obras trazem resultados de ensaios realizados nos principais centros produtores do Paraná, abrangendo o período de 2016 a 2019.

De acordo com o engenheiro-agrônomo Adriano Augusto de Paiva Custódio, há mais de 40 anos vem sendo relatada a presença de mancha branca em lavouras de milho, mas a doença cresceu em importância no início da década de 1990, e se tornou a mais importante doença foliar da cultura nos últimos anos. “É atualmente um dos principais fatores limitantes à produção, especialmente na segunda safra”, explica o pesquisador, que é também o principal autor dos boletins. 

A doença tem potencial para reduzir em 60% a produtividade em lavouras de híbridos suscetíveis, o que leva ao uso de fungicidas. “É um dos principais métodos de controle atualmente empregados na cultura desde o início dos anos 2000”, afirma Custódio. 

De acordo com ele, para controlar doenças foliares nas lavouras de milho os produtores fazem, em média, duas aplicações de fungicidas na safra, e uma na segunda safra. “Havia cerca de 30 produtos registrados para a cultura em 2013, número que saltou para 126 em 2019. Daí a necessidade de conhecer a eficiência do controle e os ganhos de produtividade”, afirma.

O Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura e Abastecimento estima 2,2 milhões de hectares cultivados com milho nesta segunda safra, com expectativa de colher em torno de 12,4 milhões de toneladas.

AVALIAÇÃO – A primeira obra apresenta resultados da avaliação de fungicidas nas safras 2016 e 2017 em Londrina e Campo Mourão, uma cooperação entre IDR-PR e Coamo. Já a segunda, abrangendo os anos de 2018 e 2019, é resultado de uma rede de ensaios ampliada, envolvendo outras 12 entidades que conduziram experimentos em 13 municípios do Estado.

Fungicidas são moléculas que bloqueiam o desenvolvimento dos fungos e impedem que a doença se manifeste. Dependendo da forma de ação, atuam em apenas um ou em vários pontos do metabolismo desses microrganismos, denominados “específicos” ou “multissítios”. 

No total, os estudos analisaram o desempenho de 23 tratamentos, envolvendo fungicidas de sítio específico, multissítios e suas combinações, testados nos diversos estágios de severidade da doença, explica Custódio.

Baixe gratuitamente a versão em PDF dos informes:
BT 93 - Eficiência de fungicidas no controle da mancha branca do milho – segunda safra 2016 e 2017

BT 94 - Eficiência de fungicidas no controle da mancha branca do milho – segunda safra 2018 e 2019.

A rede de ensaios resultou de parceria que envolveu a Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal do Paraná (UFPR); as cooperativas Coagru, Cocari, Copacol, Copagril e Integrada; e as empresas Agroensaio, Tagro, Terra PR e G12Agro. O projeto cooperativo vem ganhando a adesão de outras entidades e, a partir deste ano, passa a ser conduzido em todas as regiões produtoras de milho safrinha no Brasil.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência de Notícias do Paraná

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário