Milho: Agroconsult reduz previsão de produção em safrinha para 72,2 milhões de t

Publicado em 13/05/2020 12:34

LOGO estadao

A consultoria Agroconsult reduziu a sua previsão de produção de milho na segunda safra no Brasil em 2019/20 para 72,2 milhões de toneladas. No começo de abril, última estimativa divulgada, a projeção era de 74,7 milhões de toneladas. O novo número representa queda de 5,8% ante a temporada anterior, quando o Brasil colheu 76,7 milhões de toneladas.

"Os problemas estão bem concentrados nas regiões onde os atrasos (no plantio) foram maiores", disse o sócio-analista da Agroconsult, André Debastiani, em evento online do Rally da Safra para o Matopiba. Segundo ele, há perdas em Mato Grosso do Sul, Paraná e partes de São Paulo e Minas Gerais. "Algumas regiões tiveram mais de 20 dias sem chuva", disse. A estimativa de área plantada de safrinha foi mantida em 13,1 milhões de hectares (+3,9% ante 2018/19). A produtividade média é projetada, por enquanto, em 92 sacas por hectare.

Conforme Debastiani, Mato Grosso, maior produtor de milho safrinha, precisa de pouca chuva para consolidar a safra de inverno, mas "os demais Estados estão olhando para o céu". Estão previstas chuvas nesta quarta e quinta-feiras em áreas de cultivo que serão determinantes para o potencial produtivo. Caso elas se confirmem, a segunda safra ainda deve chegar a 72,2 milhões de toneladas, segundo Debastiani. "Se essas condições climáticas não se concretizarem e as chuvas forem mais escassas, teremos um cenário mais preocupante, podendo reduzir o valor em termos de produção", disse.

Segundo o representante, somado à produção de verão, estimada pela Agroconsult em 26,9 milhões de toneladas, a produção total de milho do Brasil deve ficar em 99 milhões de toneladas. "Não batemos em 100 milhões de toneladas, mas ficamos muito próximos."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário