Produção de milho safrinha tem novo corte por falta de chuva

Publicado em 19/05/2020 11:57

A irregularidade das chuvas observada em abril, após um mês de março que já havia sido mais seco que o normal, levou a AgRural a fazer um novo corte em sua estimativa de produção de milho na safrinha 2020 do Centro-Sul do Brasil. A revisão foi finalizada na primeira semana de maio e enviada aos clientes no último dia 12.

A produção do Centro-Sul é projetada agora em 66,7 milhões de toneladas, com base em área de 11,6 milhões de hectares (+2,3% na comparação com o ano passado) e produtividade de 95,7 sacas por hectare (-6% anuais).

Nas estimativas anteriores, a produção era calculada em 67,9 milhões de toneladas (primeira quinzena de abril) e 69,1 milhões de toneladas (primeira quinzena de março). Em 2019, a produção do Centro-Sul foi de recordes 69,3 milhões de toneladas.

Paraná puxa as perdas

Embora haja perdas em praticamente todas as áreas produtoras - incluindo algumas regiões de Mato Grosso -, a redução anual de 2,6 milhões de toneladas calculada até agora no Centro-Sul é puxada pelo Paraná, que por enquanto tem queda anual de 1,5 milhão de toneladas.

Chuva

As chuvas registradas na semana passada no Paraná e em Mato Grosso do Sul levaram alívio a diversas áreas produtoras. Mas elas não revertem as perdas já consolidadas, apenas freiam novas reduções de produtividade. Há previsão de mais volumes para os dois estados nesta semana, que serão muito bem-vindos nas áreas plantadas mais tarde. Mas o restante do Centro-Sul tende a ficar seco, o que deve levar estresse extra às lavouras dos demais estados produtores e contribuir para novos cortes de produtividade nas próximas revisões. 

Produção brasileira e total

Combinada aos números de março da Conab para o Norte/Nordeste, a estimativa da AgRural para o Centro-Sul coloca a produção da safrinha 2020 do Brasil em 70,7 milhões de toneladas, contra 73,2 milhões em 2019. Já a produção total, que combina primeira, segunda e terceira safras, fica em 97,7 milhões de toneladas, ante 100 milhões no ciclo 2018/19. A AgRural fará uma nova revisão da segunda safra na primeira quinzena de junho.

MILHO 2a SAFRA  Produção no Brasil

safrinha AgRural
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AgRural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário