Conab reduz estimativa da 2ªsafra de milho para 74,2 milhões de t; volume ainda é maior do que safra passada e recorde

Publicado em 09/06/2020 13:29

LOGO nalogo

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) divulgou seu boletim de acompanhamento da safra brasileira de grãos para o mês de junho e apontou que a segunda safra de milho não expressou, com exceção de algumas ocorrências isoladas, todo o seu potencial produtivo, frustrado pelas condições do quadro climático.

Apesar disso, o rendimento abaixo da safra passada, será compensado pelo incremento na área plantada em 6,6%, chegando assim ao total produzido de 74,2 milhões de toneladas, patamar considerado recorde para o Brasil e 1,4% maior do que a produção de 2018/19.

“As lavouras apresentam-se em avançado estágio de evolução, com a colheita já ocorrendo em vários estados. A expectativa, mesmo considerando as frustrações climáticas citadas, é de aumento na produção”, diz o relatório.

Sobre a safra verão, a Conab destaca que a área de milho primeira safra atingiu 4,22 milhões de hectares, 2,9% maior que a área cultivada na safra 2018/19, influenciada pelas boas expectativas de comercialização nesta temporada.

“Problemas climáticos na Região Sul prejudicaram o potencial produtivo das lavouras, resultando em perdas na produção, com uma redução de 3,6% nos níveis médios de produtividades em relação à safra anterior”.

O relatório aponta ainda que, com a diminuição da expectativa de produção, o estoque final de milho previsto foi reduzido em pouco mais de 1,2 milhão de toneladas em relação à estimativa anterior.

“Este estoque corresponde a uma relação estoque/consumo de 9,6%, em termos absolutos pouco mais de um mês de consumo. Porém, como a sazonalidade de exportação indica o primeiro semestre do ano com volumes de embarques bem mais baixos do que o segundo, este estoque é capaz de atender a demanda doméstica”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário