Colheita de milho 2ª safra avança pouco no Paraná; chuvas afetam algumas lavouras

Publicado em 14/07/2020 15:40

LOGO REUTERS

O Paraná, segundo produtor de milho do Brasil, realizou uma colheita de 11% da área de cereais até segunda-feira, o avanço de três pontos percentuais no meio de luvas que permitiram o desenvolvimento de trabalhos em algumas áreas , acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral), divulgado nesta terça-feira.

A colheita demonstra um grande atraso na comparação com a mesma época do ano passado, quando 58% da área paranaense já estava colhida nessa época - em 2019, os trabalhos estavam mais acelerados com uma colheita precoce de soja, que antecedeu o cultivo da segunda safra .

Na comparação com 2018, a colheita de milho está cinco pontos percentuais mais adiantada.

Cerca de 80% da safra está com condições entre mídias e boas, enquanto 71% da área restante está em maturação.

Chuvas de passagem de um ciclone na região Sul do país, na última semana, causam danos pontuais em lavouras localizadas mais no centro do Estado, como nos municípios de Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, divulgado à Reuters ou analista do Deral Edmar Gervásio.

"Houve perdas pontuais com o acúmulo de lavouras e isso pode desencadear alguma dificuldade adicional na colheita", alerta o especialista.

O acúmulo de milharais, quando as plantas ficam "deitadas", também ocorreu devido a um vendaval que acompanhava como chuvas excessivas por período.

De acordo com os modelos climáticos atuais, uma previsão é de queda de neve nas menos de três semanas, "mas não são chuvas torrenciais", ou limita o risco para os cultivos, informou o agrometeorologista do Clima Rural Marco Antônio dos Santos.

Com isso, o analista do Deral acredita que as consequências não são preocupantes neste momento.

"Provavelmente a colheita deve caminhar tranquila", completa Gervásio.

Quanto demora nos trabalhos em relação à temporada passada, ele disse que o volume colhido tende a intensificar entre o final deste mês e o início do próximo. Portanto, o atraso também não é visto com preocupação pelo desempenho do safra.

A segunda safra de milho do Estado está estimada em 11,36 milhões de toneladas, equivalente a 14% na comparação com o ciclo anterior, após uma estimativa de crescimento dos cultivos anteriores.

TRIGO

Nenhum caso de trigo, produtores paranaenses, líderes na produção de cereais, já plantou 99% da área projetada, e a maior parte dos cultivos está em boas condições.

O analista da área no Deral Carlos Hugo Godinho afirmou que o excesso de umidade nas lavouras ainda não prejudica a qualidade da cultura, mas pode gerar mais gastos com defensivos para produtores.

"O único desdobramento dessas luvas deve ser incrementado com gastos para aplicação de fungicidas", afirmou.

Ainda segundo, apenas parte das lavouras de trigo no Paraná está em fase mais crítica para controle de doenças. "Agora as plantas devem ter mais problemas foliares", adicionadas.

Segundo o Deral, o Paraná deve colher 3,67 milhões de toneladas de trigo, um aumento de 72% na produção anterior à temporada passada, quando as lavagens sofrem com problemas escaláticos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário