HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

RS já plantou 60% do milho enquanto saca do cereal subiu 5,31% na semana

Publicado em 09/10/2020 13:52

LOGO nalogo

A Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) divulgou seu boletim semanal com a atualização para as safras do Rio Grande do Sul. Segundo o levantamento, o plantio do milho verão já foi efetuado em 60% das lavouras do estado, um avanço de sete pontos percentuais em relação a última semana.

Na safra anterior o plantio estava em 56% até o dia 8 de outubro, enquanto a média das safras entre 2016 e 2019 é de 54%. Quanto ao estágio das lavouras, 100% ainda estão em germinação ou descanso vegetativo.

Na regional de Soledade já são 35 mil hectares plantados, com as lavouras apresentando ótimo desenvolvimento enquanto os produtores realizam adubação nitrogenada e controle de plantas invasoras.

Enquanto isso, os plantios se aproximam da finalização em Erechim e Frederico Westphalen. São 45.660 hectares de milho grão e 14,9 mil de milho silagem nos campo de Erechim e 81.830 mil hectares de milhão grão e 31,5 mil para silagem em Frederico Westphalen.

“O baixo volume de chuvas preocupa produtores que implantaram lavouras em agosto, mas as implantadas mais recentemente estão com bom desenvolvimento inicial. Em geral, a cultura apresenta bom desenvolvimento vegetativo, com recuperação dos problemas causados pela geada no período pós-germinação.”, diz o relatório.

Em Santa Rosa o plantio já atinge 111.880 hectares, um pequeno avanço em relação à semana passada decorre da manutenção das condições de pouca umidade do solo.

“Os cultivos recém-implantados se encontram em germinação e apresentam bom desenvolvimento vegetativo. O preparo da área a ser destinada para milho grão da primeira safra está concluído; o restante de plantios destina-se às lavouras de milho grão da safrinha ou segundo plantio, geralmente semeadas em janeiro”, detalha.

As chuvas seguem impedindo o avanço do plantio em Porto Alegre e os produtores aguardam melhoria do tempo para prosseguir com o plantio e o preparo de novas áreas.

Já na regional de Bagé, a semeadura apresenta-se mais adiantada na Fronteira Oeste. O desenvolvimento da cultura que havia sido prejudicado pelas temperaturas frias se recuperou com as recentes precipitações e temperaturas amenas.

Outra localidade que tem desenvolvimento lento é Ijuí, onde a baixa umidade do solo faz com que as plantas apresentem folhas mais estreitas, alongadas e coloração verde pálida.

“Durante a semana, foi possível observar enrolamento das folhas nos horários mais quentes do dia, sintoma típico de baixa umidade no solo e de início de déficit hídrico”, explica a Emater.

O relatório da Emater aponta ainda que, o preço médio da saca de milho no Rio Grande do Sul subiu 5,31% na semana saindo de R$ 56,35 na semana passada e saltando para R$ 59,34 nesta semana. O atual patamar de preços também é maior do que a média registrada no mês passado setembro/20 (15,49%), no mesmo período do ano passado 2019 (77,56%), na média de outubro nas últimas cinco safras (55,99%) e na média geral do estado no período entre 2015 e 2019 (61,11%).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário