Argentina já plantou metade das áreas de milho e problemas de desenvolvimento aparecem nas lavouras

Publicado em 26/11/2020 13:56 e atualizado em 26/11/2020 14:34

LOGO nalogo

O Ministério de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina divulgou seu informe semanal de estimativas agrícolas revisando atualizando seus dados para a safra de milho 2020/21. Segundo a publicação, os trabalhos de plantio da nova safra seguem avançando pelo país e já atingem 50% do total.

Este índice avança quatro pontos percentuais com relação a semana anterior e fica em linha com o que era registrado neste período para a safra anterior 2019/20. As regiões mais adiantadas são Bolívar, Corrientes e Tres Arroyos (100%), Tandil (98%), Pergamina (95%), Rosario de Tala (93%), Junin e Entre Rios (92%).

O Ministério também detalhou a situação das lavouras nas principais regiões do país. Em Buenos Aires, por exemplo, ocorreram chuvas generalizadas acumuladas entre 20 e 50 mm, produzindo uma melhora substancial na umidade do solo. Na última semana, os campos destinados ao milho tardio começaram a ser semeados.

Na região de Córdoba, as chuvas da semana anterior aceleraram a semeadura do milho tardio em Laboulaye, mas os primeiros lotes ainda precisam de mais umidade no perfil para um melhor desenvolvimento. Na área da delegação de Marcos Juárez, a safra avança em sua fase de crescimento com os lotes em geral nasceram bastante desiguais porque foram semeados com umidade mínima necessária, embora estejam em bom estado.

Em Entre Ríos, a maioria das parcelas encontra-se na fase vegetativa com muito poucas entrando em pré-floração. “Embora o estado geral se mantenha bom, a falta de disponibilidade de água acentua-se em toda a província, condição que começa a comprometer o desenvolvimento de muitos lotes”, diz o relatório.

A província de La Pampa registrou precipitações isoladas na delegação de General Pico. A umidade do solo é classificada como regular/início de seca no setor leste e como início de seca/seca no setor oeste da região.

“Nesse contexto, os trabalhos de preparo do solo e plantio de milho só foram realizados em lotes com práticas de conservação da umidade do solo, em áreas baixas ou em setores com registro de chuvas durante a semana. O estado geral dos lotes emergidos é classificado como bom e os mais avançados apresentam plantas com 4/6 folhas desdobradas”, relata o Ministério.

Já na região de Santa Fé evolução do milho precoce é, em geral, boa a regular na região centro-norte. “As chuvas registradas durante a semana têm favorecido a cultura, que se encontra em diferentes estágios de crescimento e a mais avançada na floração”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário