HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Estimativas para a safrinha de milho se mantêm e recorde é esperado, aponta StoneX

Publicado em 05/01/2021 09:47 e atualizado em 05/01/2021 11:20
Clima e relações comerciais com a China podem afetar estoques de milho e soja, mas estimativas apontam produção recorde

 Segundo a revisão da consultoria Stonex, a produção da safrinha de milho 2020/21 foi mantida estável. Estima-se que serão produzidas 82,4 milhões de toneladas da oleaginosa, um volume 10,8% acima do que foi produzido no mesmo período em 2019/20, configurando um recorde nacional.

Em relação à primeira safra, os números também não sofreram mudanças em relação ao divulgado em dezembro. O clima na região Sul do Brasil esteve seco pela falta de chuvas, o que afetou a produtividade local, especialmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entretanto, as chuvas voltaram nas últimas semanas de dezembro, o que tende a reduzir os efeitos negativos na safra de verão. A produção deve ser de 25,32 milhões de toneladas, 3,2% a menos que no ciclo 2019/20. De acordo com a Conab, a terceira safra será de 1,64 milhão de toneladas.

A consultoria Stonex informa que a maior parte da oferta de milho depende da segunda safra. Questões relativas à demanda – como relações comerciais com a China e restrições do mercado argentino – podem trazer alterações nos números. Entretanto, a produção total de milho no ciclo 2020/21 pode chegar perto de 110 milhões de toneladas, abrindo a possibilidade de estoques finais maiores, estimados em 13,8 milhões de toneladas.

Soja

Quanto à produção de soja, a estimativa da Stonex reduziu a expectativa de 133,91 milhões de toneladas para 132,65 milhões. Segundo a consultoria, a redução é reflexo da queda da produção no estado do Mato Grosso, que deve colher 1,3 milhão a menos de toneladas do grão, num total de 34,4 milhões de toneladas. Tal contração se deu, também, pelo considerável período sem chuvas no início de dezembro.

A retomada das chuvas em todo o Brasil na segunda quinzena de dezembro amenizou as previsões quanto à produção de soja. As previsões indicam que o clima deverá permanecer favorável em janeiro, o que tende a garantir uma boa temporada para produtores em todo o país. Os estoques finais da safra 2020/21 estão estimados em 4,15 milhões de toneladas, mas os números poderão ser alterados dependendo das condições climáticas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
StoneX

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • José Eduardo Brocco Tapurah - MT

    E eu aposto que vai produzir menos que o ano passado! Será que a StoneX conhece a palavra seca?.. e quando há seca vem quebras de produção. Mato Grosso vai ter mais de 30% do milho fora de janela. O soja já está indo pro buraco, plantamos com 20 dias de atraso e fora isso foi o novembro e dezembro mais seco da historia e pra ajudar ainda não choveu em janeiro, salvo poucos lugares que irão produzir bem.

    1
    • leandro carlos amaral Itambé - PR

      E ainda tem o Trump....amanhã dizem que fará um pronunciamento..... Os chineses com medo dele continuar na Presidência vão compra até papel picado pra leva pra china...

      9
    • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

      Aqui no Rio Grande o milho vai ter uma quebra de 20 até 50%, dependendo da região, por causa da seca.

      1
  • Geraldo Emanuel Prizon Coromandel - MG

    Se o mercado comprador apostar em safrinha de 110 MMT vai perder..

    0