HOME VÍDEOS NOTÍCIAS DADOS DA SAFRA METEOROLOGIA FOTOS

Fundação MT: Avaliações de perdas na colheita do milho segunda safra na região Sul do Mato Grosso

Publicado em 20/01/2021 10:44 129 exibições

A colheita é o momento mais esperado e um dos mais importantes da lavoura. Através dos resultados da colheita, conseguimos traduzir em números tudo o que aconteceu durante a safra, desde o planejamento, recomendações de corretivos e fertilizantes, escolha de cultivares, tratos fitossanitários, clima, efeitos biológicos e de ambientes de produção e também a qualidade operacional mecanizada no decorrer do processo produtivo. Porém, existem vários outros fatores inerentes ao processo de colheita que podem diminuir a rentabilidade das lavouras, são eles umidade no momento da colheita, características de híbridos ou cultivares e os ajustes e calibrações das colhedoras.

Durante a colheita do milho segunda safra em 2020, foram realizados levantamentos de perdas na colheita em 17 colhedoras distribuídas em 10 fazendas na região Sul do Mato Grosso. 

As avaliações foram realizadas em 3 velocidades diferentes, 4km/h, 6km/h e 8km/h em duas repetições avaliando 1 metro de comprimento em toda a extensão da plataforma nas mesmas regulagens e calibrações em que as propriedades estavam utilizando. 

Avaliação de Perdas de Produtividade na colheita do Milho Safrinha no Mato Grosso

Tabela 01: Perdas na colheita do milho segunda safra realizadas em 3 velocidades em 10 fazendas

Em algumas propriedades as perdas na colheita são elevadas, caracterizando a subutilização dos recursos tecnológicos disponíveis nas colhedoras e em alguns casos, indicando que a renovação da frota de colhedoras já se faz necessário devido à quantidade de tempo de utilização.

O gráfico a seguir demonstra a amplitude dos valores de perdas de grãos levantados em cada avaliação.

Distribuição de perdas na colheita do milho safrinha no Mato Grosso

Gráfico 01: Amplitude dos valores de perdas na colheita do milho segunda safra em 17 colhedoras de diversas marcas e modelos em 10 fazendas amostradas

Os valores apresentados acima comprovam a necessidade de ajustes específicos no momento da colheita. Nós da Fundação Mato Grosso temos um setor exclusivo de Mecanização Agrícola à disposição dos produtores para interação, calibração, treinamentos e acompanhamentos de qualidade operacional em todas as atividades mecanizadas relacionadas a agricultura. As técnicas utilizadas no monitoramento de qualidade operacional e calibração são muito eficientes e os resultados são melhor qualidade operacional e consequentemente maior rentabilidade para o produtor.

Perdas_na_colheita_do_milho_safrinha_no_Mato_Grosso_Fundação_MT

Fonte:
Fundação MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário