HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuva chega tarde e safrinha 2021 de milho tem novo corte

Publicado em 01/06/2021 09:18

A AgRural concluiu na última quinta-feira (27), para clientes,  mais uma revisão de sua estimativa de produção de milho na safrinha 2021. A produção do Centro-Sul do Brasil é calculada agora em 60 milhões de toneladas, contra 65,1 milhões na estimativa de 6 de maio, 73 milhões na revisão de 19 de abril e 70,5 milhões de toneladas na safrinha 2020. Em relação ao potencial inicial, a redução causada pela falta de chuva já passa de 17 milhões de toneladas. 

A nova estimativa de produção do Centro-Sul baseia-se em área de 12,9 milhões de hectares (inalterada em relação à estimativa do início de maio e 6% superior à da safrinha passada) e em produtividade de 77,5 sacas por hectare. Se confirmada, essa produtividade será a mais baixa do Centro-Sul desde a safrinha 2016.

Mato Grosso segue como o melhor estado
O novo corte de produtividade deveu-se à revisão para baixo do rendimento médio esperado de todos os estados produtores do Centro-Sul, e só não foi maior porque algumas chuvas esparsas levaram alívio a uma parte das lavouras mais tardias. Para a maioria das áreas, porém, as precipitações chegaram tarde demais. De todo modo, Mato Grosso, embora tenha quebra de safra, é o estado com o melhor desempenho, já que recebeu chuvas relativamente boas em abril e também alguns volumes em maio. 

Brasil
Somada aos números da Conab para o Norte/Nordeste, a estimativa da AgRural para o Centro-Sul resulta em produção brasileira de 64,6 milhões de toneladas de milho na safrinha 2021, ante 69,6 milhões de toneladas no começo de maio e 75,1 milhões de toneladas na safrinha 2020. A produção total de milho do Brasil (primeira, segunda e terceira safras somadas) na temporada 2020/21 é estimada agora em 90,9 milhões de toneladas, contra 102,6 milhões no ciclo 2019/20. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AgRural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário