HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Plantio do milho verão avança irregular no RS respeitando as condições de clima de cada região, aponta a Emater

Publicado em 26/08/2021 16:48

Logotipo Notícias Agrícolas

O plantio do milho verão 2021/22 já começou no Rio Grande do Sul, mas vai avançando de maneira irregular pelo estado de acordo com as características distintas de cada região gaúcha, conforme apresenta o boletim semanal da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural).

Na região de Ijuí, por exemplo, a semeadura da cultura ocorre em ritmo muito lento, com área semeada inferior à da safra passada no mesmo período. “As previsões de ainda ocorrer baixas temperaturas, associadas à restrita umidade no solo têm influenciado os produtores a postergar os plantios para evitar riscos de má-germinação e desuniformidade no estande das plantas”, explica a publicação.

Na regional de Bagé, o plantio da fronteira oeste ocorre somente em áreas irrigadas. As demais aguardam a ocorrência de precipitações para efetuar a operação. Enquanto isso, na campanha, os produtores optam por deixar a semeadura para novembro, período que nos últimos anos vem resultado em melhores produtividades.

Em Santa Rosa, a região da fronteira Noroeste recebeu chuvas e pode retomar o plantio, em uma área que já ultrapassa os 30 mil hectares. Já na zona das Missões, os produtores arriscaram o plantio mesmo com chuvas em menor volume, principalmente em locais costeiros dos rios, onde os possíveis efeitos de geadas tardias não são tão efetivos. “Buscam também, adotar estratégia de parcelamento na semeadura para que eventos de estiagem não coincidam com estádios fenológicos mais críticos ao estresse hídrico”, diz.

Na região administrativa de Soledade ainda se observam operações de preparo do solo com dessecação que começaram em julho. As lavouras já semeadas nos municípios do baixo Vale do Rio Pardo encontram-se em germinação/emergência e desenvolvimento vegetativo inicial lento devido ao frio predominante nas últimas semanas.

Por fim, na regional de Frederico Westphalen os produtores manejam a dessecação de áreas, e iniciam a primeira semeadura, ainda tímida pela previsão de um inverno mais prolongado.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário